Conscientização através da realidade

A Prefeitura de São Sebastião do Caí vem fazendo desde o início de outubro um trabalho diferenciado de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção de doenças. As equipes de ESF do município estão realizando momentos de conversa com as mulheres, mas de uma forma diferente.

A Unidade Básica de Saúde da localidade de Conceição reuniu algumas mulheres do bairro, para explicar as formas de prevenção, principalmente do câncer de mama. “O auto-exame, a mamografia de rotina, entre outros cuidados para manter a saúde da mulher em dia são importantíssimos”, destacou a enfermeira Gabriela Monteiro.

No entanto, após as dicas da enfermeira, a conversa recebeu uma personagem muito importante, uma vencedora do câncer, que compartilhou com o grupo a sua experiência.

A convidada foi a secretária de educação do município, Simone Hensel, que com muita humanidade, apresentou a sua história ao ser diagnosticada com câncer de mama, toda a fase do tratamento e a cura. “Há exatos dois anos fui diagnosticada com câncer de mama, um momento terrível e indescritível na minha vida. Mas, hoje estou muito feliz em poder conversar com esse grupo de mulheres e compartilhar o que vivenciei”, comemorou Simone.

A conversa foi muito elogiada por todas as participantes do encontro e quem quiser participar de um momento igual pode comparecer nesta sexta-feira, 23, a partir das 9h, na ESF do Centro.

Ainda pelo Outubro Rosa na sexta-feira à noite acontece o Seminário de Defesa Pessoal com o faixa preta em jiu jitsu Paulo Zulu. Os ingressos para o seminário podem ser adquiridos na Secretaria da Fazenda, na Prefeitura, na Rádio Vale Feliz e nas lojas Bergas e Bita Bela mediante a entrega de cinco quilos de alimento não perecível.

O evento, organizado pelo Gabinete da Primeira-Dama de São Sebastião do Caí e a Academia Sul Jiu Jitsu, acontece na sexta, dia 23, às 20h, no Centro de Cultura.

“Os alimentos arrecadados serão destinados para as famílias carentes do município, as quais recebem acompanhamento permanente.”, explica Zoraia.