Pela saúde e proteção das mulheres

A programação do Outubro Rosa deste ano em São Sebastião do Caí buscou tratar de diferentes cuidados com a mulher, iniciando com o alerta para os cuidados com a saúde até cuidados com a segurança e proteção do sexo feminino.

A Secretaria de Saúde organizou diversos momentos de conversa entre mulheres, onde pacientes que já haviam enfrentado o câncer deram seus depoimentos, relatando todos os passos, desde a descoberta do diagnóstico até o tratamento da doença. Além disso, a equipe também organizou outras ações de alerta para as mulheres em todos os postos de saúde, tendo culminado no sábado com a 2ª Caminhada pela Vida, que passou pelas ruas do Centro da cidade, num bonito desfile cor de rosa.

Mas a programação deste ano também se ateve aos cuidados com a segurança das mulheres, através do seminário de defesa pessoal com o faixa preta em jiu jitsu Paulo Zulu. Pensando em alertar e ajudar as mulheres a enfrentarem algumas situações embaraçosas do cotidiano surgiu a ideia, relata a primeira-dama Zoraia, que conseguiu ser concretizadas por meio da parceria entre o Gabinete da Primeira-Dama de São Sebastião do Caí e a Academia Sul Jiu Jitsu.

Conforme o faixa preta Paulo Zulu as mulheres precisam ficar atentas nas suas ações diárias, tento sempre atenção, como por exemplo, ao chegar em casa e ao ficarem dentro do carro falando ao celular ou se maquiando, pois, segundo ele, esses são momentos bem característicos de desatenção das mulheres que são aproveitados por bandidos.

Na ocasião, após várias técnicas mostradas de defesa pessoal para as mulheres Zulu agradeceu a oportunidade de estar em São Sebastião do Caí, já primeira-dama comemorou o resultado da ação e agradeceu os alimentos doados, alimentos estes que são utilizados durante todo o ano para as famílias carentes e, ainda mais, em períodos de muitas chuvas, como os que passamos recentemente. Com a ação foram arrecadar 600 quilos de alimentos que serão destinados as famílias carentes da cidade, conforme a demanda.