Meio ambiente chama atenção para época de podas

Com a chegada do outono e o ressecamento mais rápido das folhas de árvores, é comum as pessoas fazerem podas para evitar quedas de folhas e galhos em suas propriedades. Porém, o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Caí alerta que existe época correta para se podar as plantas, o período entre os meses de maio a agosto.

Estes quatro meses são apontados como ideais pois é quando a planta está com menor atividade, sofrendo menos estresse com os cortes e guardando energia para a primavera, estação em que a vegetação volta a se desenvolver. Além disso, o período do inverno tem menos ataques de parasitas e pragas. O alerta da prefeitura se dá devido a vários pontos com restos de podas nas ruas terem sido visualizados em diferentes bairros do município nos últimos dias.

Para fazer a poda de árvores de maneira regular, o morador deve ter uma autorização a ser solicitada junto ao Setor de Meio Ambiente da Prefeitura. Para tal, é necessário protocolar cópia do documento de identidade e da matrícula da propriedade (escritura). As podas das árvores que estão nas calçadas são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras. Já as que estão em propriedades particulares devem ser cuidadas pelos proprietários.

Para poda simples não há restrição quanto a espécies. A autorização não tem custo, sendo paga apenas a taxa do protocolo. Sobre o recolhimento dos resíduos, a Secretaria de Obras faz a retirada dos restos das ruas dentro do seu cronograma de trabalho. O ideal é entrar em contato com as obras para saber o dia de recolhimento no bairro paras então colocar os restos da poda na frente de casa.