As turmas de crianças e adolescentes que participam das oficinas promovidas pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) de São Sebastião do Caí estão envolvidas em um trabalho que é um verdadeiro resgate das tradições culturais. Através de oficinas, os alunos estão revivendo danças e músicas de roda e também do folclore tradicionalista e brasileiro.
O trabalho, que começou em abril com a turma de cantigas de roda para crianças atendidas nas escolas de Educação Infantil, teve um novo impulso nesta terça-feira, dia 1º de agosto, com o início das aulas de folclore, todas coordenadas pela oficineira Sandra Henz Vargas. “Nas aulas de cantigas, também chamadas de Ciranda Cirandinha, abrangemos crianças das turmas de pré 1 e 2 das escolas Santo Antônio, Dona Norinha, Tia Jussara, Pingo de Gente, Amor Perfeito, Meu Cantinho e Renascer. Estamos começando o de folclore, mas continuamos com as cantigas, que abrangem ainda danças folclóricas, versos e poesias”, destaca Sandra.
O Ciranda Cirandinha ocorre nas escolas citadas as terças e quartas-feiras, no horário das aulas.
Projeto sobre folclore busca fortalecer as tradições e descobrir talentos
Sandra Vargas também começou nesta terça-feira o projeto sobre folclore. Segundo ela, será feita uma semana de palestras nas escolas nos turnos da manhã e tarde para explicar o que é folclore e o que será trabalhado com os alunos.
“Na quarta-feira pela manhã, às 9 horas, no Centro de Cultura, reuniremos as turmas das escolas do nosso interior para uma palestra em conjunto. O objetivo é incentivar o interesse de nossos estudantes pela cultura popular, despertar habilidades e dotes artísticos e fortalecer a Semana Farroupilha”, destaca a oficineira. Ela também adianta que uma programação especial foi elaborada para marcar o projeto com festival de folclore. No próximo dia 21, às 14 horas, os alunos atendidos pela Escola de Educação Especial Renascer se apresentam no Centro de Cultura. No dia 22, toda a rede municipal de ensino fará apresentações artísticas no ginásio B do Parque Centenário a partir das 9 horas.
Já no dia 23, também às 9 horas, ocorre a recepção de bonecas de pano no Museu Histórico Vale do Cahy. Encerrando a programação, no dia 24, às 14 horas, no Centro de Cultura, haverá apresentação das escolas de Educação Infantil integrantes do Ciranda Cirandinha.