Vigilância em Saúde debate ações de fortalecimento do SUS

A Secretaria de Saúde e da Família de São Sebastião do Caí promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 10, a primeira edição da Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. A atividade, que ocorreu no auditório da Escola Estadual São Sebastião, teve como tema central a busca de ações que protejam e fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a conferência foram trabalhados os quatro eixos da vigilância, que são saúde do trabalhador, epidemiologia, sanitária e meio ambiente. “Temos tido cortes sistemáticos do governo federal na área da saúde, que atacaram principalmente o SUS e é isso que pretendemos combater. Temos de evitar o enfraquecimento da principal ferramenta de promoção de saúde que temos no País”, destacou o enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde e um dos organizadores da conferência, Paulo Inácio Schutz.

Um dos destaques do encontro foi a palestra do coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária da 1ª Coordenação Regional de Saúde (CRS), Ciro Santana de Lima, que abordou a realidade do Estado quanto a vigilância em saúde e suas ações nos municípios gaúchos.