Lideranças debatem desenvolvimento do turismo

A primeira edição do Fórum Regional de Turismo do Vale do Caí reuniu cerca de 50 pessoas entre prefeitos, secretários e lideranças regionais na manhã desta segunda-feira, dia 12, em São Sebastião do Caí. O encontro foi promovido em parceria entre a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e Sebrae/RS e teve por finalidade discutir os projetos e possibilidades para o desenvolvimento turístico da região.

A programação teve como tema “Fortalecendo e consolidando o Vale da Felicidade” e incluiu aspectos como infraestrutura, políticas públicas de incentivo ao turismo e a elaboração de um planejamento regional para o setor. “Foi um trabalho importante. Temos potencialidades diversas que precisam ser exploradas na área turística e temos de ter avanços nesse sentido”, destacou o vice-prefeito caiense, Luiz Alberto Oliveira, que representou o município juntamente com o coordenador de projetos da prefeitura, Alzir Bach. Oliveira destacou o asfaltamento do acesso ao Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, no bairro Conceição. “Será quase um quilômetro de asfalto novo, que irá estimular em muito a visitação ao local, referência no turismo religioso do Vale do Caí.”

A manhã teve ainda palestra com técnicos do Sebrae, que também recolheram informações sobre a realidade dos municípios do Vale do Caí. “Em posse desses dados o Sebrae irá elaborar uma minuta de projeto regional, que será colocada em discussão no segundo encontro, que ocorre no dia 9 de abril, às 9 horas, no campus caiense da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”, adiantou Alzir Bach.