Vacinação contra gripe imunizou 59% do grupo prioritário

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados da campanha nacional de vacinação contra a gripe em São Sebastião do Caí. Segundo os números, que incluem as aplicações desde o último dia 23 de abril até o Dia D da imunização promovido no sábado (dia 12), foram vacinadas 3.836 pessoas dentro dos grupos considerados prioritários, o que significa que 59,64% do público alvo, 5,9 mil caienses de zero a cinco anos incompletos e acima dos 60 anos, buscou receber a dose da vacina.

Têm acesso a vacina ainda gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), trabalhadores da saúde, professores e portadores de doenças crônicas. Além da imunização contra a gripe, também foram feitos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e coleta e sangue par exames, utilizando kits prontos repassados pelo Ministério da Saúde. Entre as pessoas que buscaram se vacinar no sábado estava o viveirista Luiz Alberto Gadonski, 57 anos, morador da localidade de Lageadinho. “Tenho diabetes e pressão alta, por isso posso me vacinar e venho em todas as campanhas. Por isso posso afirmar que faz quatro anos que não tenho gripe”, disse ele.

O médico Adélio Menegaz, 57 anos, também foi se vacinar na manhã de sábado. “Como profissional de saúde sem da importância da imunização. Aconselho sempre aos meus pacientes buscarem a prevenção e a vacinação é uma das formas de fazer isso.” A campanha contra a gripe continua até o dia 1º de junho em todo o País. Confira abaixo onde se vacinar em São Sebastião do Caí.

Locais e horários de vacinação se segunda a sexta-feira:

Centro de Saúde e UBS Navegantes e Conceição – 8 horas às 11h30 e 13h15 às 16h30, de segunda a quinta-feira. Das 7h30 às 13 horas nas sextas-feiras;

UBS São Martim – 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16h30, nas segundas e terças-feiras. 16 às 17 horas nas quartas e quintas-feiras e das 11 horas ao meio dia nas sextas-feiras;

UBS Loteamento Popular – das 8 às 11 horas nas segundas e terças-feiras; das 13 às 16 horas nas quartas e quintas-feiras e das 7 horas ao meio-dia nas sextas-feiras.