Odacir Klein destaca aliança entre citricultura e pesquisa

Envolvendo dezenas de produtores rurais e técnicos da Emater/Ascar, Ufrgs e governo do Estado em atividades desde a manhã desta quinta-feira, dia 7, o 22º Ciclo de Palestras sobre Citricultura teve sua abertura oficial na noite de ontem. A solenidade ocorreu com um coquetel na sede da Associação dos Servidores Municipais, dentro do Parque Centenário, e teve a presença do secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein.

Em seu pronunciamento, o secretário destacou a importância ímpar da citricultura estar aliada a pesquisa acadêmica e científica. “Não precisamos falar da importância da produção de alimentos para a vida de todos nós. E as pesquisas voltadas para o setor, feitas em especial pelos laboratórios da universidade federal, são fundamentais para termos comida de qualidade na mesa de todos os gaúchos.” Segundo Odacir Klein, a aproximação entre o meio acadêmico e a produção no campo deve ser cada vez mais incentivada. “A Ufrgs produz muito conhecimento em novos manejos de cultivo e alimentos de qualidade, que muitas vezes não chega ao homem do campo. Esse ciclo de palestras é uma ferramenta fundamental para possibilitar que tanto pesquisa quanto produção possam andar juntas.”

O prefeito Clóvis Duarte salientou o fato de São Sebastião do Caí sediar mais uma vez o ciclo de palestras. “E mais importante ainda é a programação ocorrer inserida em semana da Festa da Bergamota e das Flores. Qualificação é importante e qualquer atividade e na agricultura ainda mais.” A noite ainda teve homenagem a três nomes importantes para o desenvolvimento da citricultura local e regional, João Antônio Klein Neto, José Luís de Mello e Edmundo Henrique Schmitz. A programação do Ciclo de Palestras sobre Citricultura ocorre nesta sexta-feira no Centro de Cultura até às 16 horas.

Entre os temas abordados nas palestras e painéis estão a legislação sobre transporte interestadual de citros, técnicas de desinfestação de frutas cítricas pós colheita, controle de pragas como a mosca da fruta e controle da pinta preta.