Projeto Ninho de Livros será ampliado nos bairros

O projeto Ninho de Livros, implantado no mês de junho em dois pontos do Centro de São Sebastião do Caí, será ampliado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smecd). Nas próximas semanas mais três locais receberão a casinha com obras literárias em seu interior que poderão ser retiradas gratuitamente pela comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Elton Fernandes, serão colocados pontos do projeto em três praças da cidade, a da Santinha no bairro Navegantes, a do bairro Angico e em frente a Igreja Católica do bairro Conceição. “A ação foi colocada em junho, de forma experimental, em dois pontos, na Praça da Matriz e na esquina da Biblioteca Pública Municipal. A resposta foi muito positiva e então resolvemos ampliar de dois para cinco o número de casinhas com livros.” Pela proposta, qualquer pessoa pode abrir a casinha, escolher um livro e levar para casa. Após ler, deve devolvê-lo. Os leitores também podem deixar nos ninhos obras que tenham em casa e que possam ser doadas.

Fernandes destaca que todos os tipos de livros, com exceção de obras didáticas, podem ser encontrados nos ninhos. “O pessoal recebeu muito bem a ideia, mas temos tido mais retiradas do que devoluções. Por isso pedimos que quem pegou uma obra, já leu e não devolveu, que o faça para que outra pessoa possa fazer o mesmo.” O secretário ressalta que o Ninho de Livros é um dos braços de um projeto mais amplo de incentivo a leitura com ações em toda  rede municipal de ensino e a promoção da Feira do Livro de São Sebastião do Caí, que terá nova edição em 2019.