Região discute centralizar videomonitoramento

Unir, em uma central regional que funcionaria na sede do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Sebastião do Caí, as imagens dos sistemas de videomonitoramento existentes na área dos 11 municípios do BPM. Essa foi a proposta debatida em uma reunião ocorrida na tarde dessa terça-feira, dia 18, na prefeitura caiense e que reuniu prefeitos da região com representante da Brigada Militar.

Participaram do encontro o prefeito caiense Clóvis Duarte e o vice-prefeito Luiz Alberto Oliveira, bem como os prefeitos de Bom Princípio, Fábio Persch, de Harmonia, Carlos Alberto Fink, e de Tupandi, Hélio Inácio Müller. Também estiveram presentes o capitão da Brigada Militar Luís Henrique Suzin e o coordenador de TI da prefeitura caiense, Luiz Fernando Nedel, responsável pelo sistema de 13 câmeras de vigilância atualmente monitorando locais estratégicos na cidade. “A proposta é centralizar as imagens produzidas pelas câmeras de cada município na nossa central de monitoramento da sede do 27º BPM, aqui em Caí. Com isso, podemos otimizar e qualificar o uso do videomonitoramento em prol da segurança pública”, destacou o capitão Suzin.

Ele afirmou que vai percorrer os municípios para conhecer os sistemas e equipamentos existentes. “Com esses dados vamos fazer orçamentos e ver a viabilidade técnica de envio das imagens para nossa central na sede da corporação.” Os prefeitos presentes na reunião receberam bem a proposta e agora vão avaliar com suas equipes a melhor forma de colaborar. “Temos de trabalhar em conjunto pela segurança da regional e por isso achamos interessante a ideia de fazer um monitoramento geral da área da nossa Brigada Militar. Os recursos dos municípios são limitados, mas vamos avaliar as possibilidades”, salientou o prefeito Clóvis Duarte.