Audiência Pública define caminhos para o turismo

Ocorreu na tarde de ontem, dia 1º, uma audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Montenegro, teve como pauta principal a definição de ações que possam colaborar no impulso da atividade turística no Vale do Caí.

Segundo a coordenadora de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) de São Sebastião do Caí, Ingrid Borchhardt, a região conta com cinco rotas turísticas organizadas. Coube a ela apresentar o case caiense da Rota dos Imigrantes e da Fé, que já vem recebendo visitantes de várias partes do Estado e está inserida nos eventos municipais com a Festa da Bergamota e das Flores e o Encontro de Motor Homes. “Nossa exposição mostrou o que tem sido feito no município, as entidades participantes e os encantos que temos e que podem sim ser fonte de desenvolvimento do turismo e da economia”, destacou Ingrid.

Os trabalhos da audiência foram presididos pelo deputado estadual Tiago Simon, que também está a frente da comissão parlamentar promotora do encontro. A atual coordenadora da Governança Regional de Turismo do Vale do Caí, Michele Martins Nunes, apresentou um plano composto por eixos temáticos e estruturantes ao setor do turismo, baseado em divulgação, infraestrutura (estradas, saúde, segurança), desenvolvimento de políticas públicas e turismo sustentável (preservação ambiental).

A Rota Turística Vale da Felicidade é composta por 20 municípios que, a partir da audiência pública, já podem buscar recursos para implementação das diretrizes estabelecidas pela Rota Turística do Vale do Caí: um plano de desenvolvimento regional pelo turismo, planejamento estratégico aprovado ano passado na Assembleia Legislativa.