Um desfile cívico para entrar para a história

Grandioso. Assim pode ser definido o desfile cívico de São Sebastião do Caí ocorrido na manhã de ontem, dia 15, no Centro da cidade. E a programação, que estava prevista para ocorrer no dia 7 de setembro e foi adiada devido ao mau tempo, foi mesmo de uma grandiosidade ímpar em todos os quesitos. Um público estimado em 5 mil pessoas lotou as calçadas ao longo da Rua Marechal Floriano Peixoto para assistir a passagem de centenas de alunos, pais, professores e integrantes de entidades e associações da comunidade caiense.

“O que se viu hoje (ontem) explica porque nunca sequer cogitamos cancelar o desfile depois que a chuva impediu a necessidade no último dia 7. Sabíamos do empenho e vontade de todos em desfilar e sempre valorizamos isso. Apesar do calor, fomos brindados com um domingo fantástico e em desfile maravilhoso”, afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elton Fernandes. Participaram da atividade cívica as 22 escolas da rede municipal, além de entidades e associações como o Corpo de Bombeiros Voluntários, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Escola Renascer e o Grupo Escoteiro Taquató.

Promovendo pela primeira vez um desfile temático, os participantes levaram carros alegóricos, muitas fantasias, faixas e cartazes para contar os principais fatos da história do Brasil, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, passando pela vida dos índios, nosso vasto e rico meio ambiente, a chegada da família imperial portuguesa até o Brasil que temos e o que queremos para o futuro. Outros destaques foram as bandas da Escola Municipal Alberto Pasqualini, que abriu o desfile, a presença da banda do 19º Batalhão de Polícia Militar Motorizado de São Leopoldo e da banda marcial Estrela da Manhã, vinculada a Igreja Assembleia de Deus de Caxias do Sul.

Confira álbum de fotos do desfile cívico na página da Prefeitura de São Sebastião do Caí no Facebook.