Crianças aprendem a fazer pranchas com garrafas pet

Muito mais do que uma aula, uma grande e divertida atividade prática sobre a importância da conscientização ambiental. Assim foi a palestra prática da Associação Eco Garopaba, de Santa Catarina, que ministrou na manhã de sábado (dia 19) o projeto Prancha Ecológica para crianças e adultos no centro integrado do bairro Navegantes, em São Sebastião do Caí.

Promovida pela Secretaria Municipal de Administração e Meio Ambiente, a atividade expôs o que é e como atua a Associação Eco Garopaba e o trabalho de confecção de pranchas de surf e de stand up paddle utilizando garrafas pet. “Temos um trabalho de seis anos no qual percorremos o Brasil e até o exterior unindo a questão ambiental com o esporte, no caso o surf, onde o contato com a natureza é total”, explicou o presidente da entidade, Jairo Lumertz. Ele veio ao Caí com a fundadora a Eco Garopaba, Carolina Scorsini. “Contamos um pouco da história da nossa associação e então colocamos as crianças para fazer conosco as pranchas, nas quais usamos a partir de 80 garrafas cada exemplar, dependendo do tamanho do molde a ser feito.”

Ele destaca que a intenção maior é semear novos protetores do meio ambiente. “As crianças adoram as pranchas e são quem cobram novos comportamentos dos pais e de suas comunidades. E trabalhamos ainda com o plástico, um dos maiores problemas que temos no que diz respeito ao nosso planeta”, destaca Jairo. Após confeccionar as pranchas, os participantes foram testá-las no Rio Caí.