Prédio da biblioteca é interditado temporariamente

As fortes chuvas dessa semana agravaram os problemas estruturais do atual prédio da Biblioteca Pública Municipal Carlos Henrique Oderich Sobrinho de São Sebastião do Caí. Para preservar a segurança dos servidores e freqüentadores do espaço, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (Smectd) determinou na tarde desta quinta-feira, dia 31, a interdição temporária do local.

Segundo o secretário de Educação, Elton Fernandes, a medida é preventiva. “Assim como foi divulgado na semana passada, quando se anunciou o aluguel de um novo prédio para a biblioteca, o atual endereço não tem mais condições de uso. As chuvas dos últimos dias agravaram os problemas no telhado e as goteiras e infiltrações aumentaram. Diante disso, o espaço está fechado pelo menos até o início da próxima semana, quando será reavaliado.” A biblioteca pública caiense abriga atualmente um acervo de mais de 27 mil livros e contra com 4,7 mil sócios ativos, que fazem retiradas e devoluções semanalmente.

Nesta quinta o movimento no local foi apenas para receber devoluções e também explicar a situação aos leitores que foram até a biblioteca. Um cartaz informando o fechamento temporário foi fixado na porta de entrada do prédio, que pertence aos Correios, o que impede a prefeitura de fazer as obras estruturais necessárias. “Vamos cumprir os prazos legais do processo de chamamento público feito para definir o novo endereço, que fica na Rua Coronel Paulino Teixeira, próximo ao Cartório Eleitoral. Se tudo correr dentro do previsto, a intenção é fazer a mudança da biblioteca até o fim do ano”, completa o secretário Elton.