Assistência Social entrega instrumentos para entidades

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Sebastião do Caí está implantando projeto A Música como Ferramenta de Transformação Social. A primeira ação prática da iniciativa foi a entrega de instrumentos musicais para as comunidades terapêuticas Desafio Jovens Gideões, do bairro Rio Branco, e Obra Nova, do bairro Conceição, ocorrida na tarde de ontem, dia 18.

O repasse de cinco violões, teclado e também estandes para partituras aos Gideões e de quatro violões para a Obra Nova, foi feito pelo prefeito Clóvis Duarte, primeira dama Elisabeth Duarte e pelo secretário municipal de Assistência Social, Pedro Griebler, diretamente para as direções das duas entidades. “A música é uma expressão cultural universal que une pessoas. Qualquer um pode fazer música e, com base nisso, a Administração Municipal, através da Assistência Social, busca nesta ferramenta universal uma forma de promover a inclusão social e o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas residentes e internadas em comunidades terapêuticas que estavam em situação de vulnerabilidade social”, destaca o secretário.

Segundo Griebler, os instrumentos foram entregues por meio de termo de cessão de uso e as entidades ficam responsáveis pela administração das aulas aos seus residentes interessados. “Música é cura e parte fundamental do trabalho com nossos residentes. Ela é importante para auto-estima, bem estar e motivação para que possamos sair do pesadelo das drogas. Por isso considero uma bênção receber esses equipamentos da Administração Municipal”, destacou Gilmar da Silva, coordenador do Desafio Jovens Gideões.

A servidora pública municipal e voluntária da comunidade terapêutica Obra Nova Darlete Teixeira vai além. “Esse projeto é muito bem vindo, pois aonde as palavras não chegam a música atinge o coração”, afirmou ela.