Em uma videoconferência ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 3, prefeitos e secretários municipais de Educação da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) definiram posição conjunta sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais. Com ampla maioria dos participantes concordando, a entidade regional firmou posição contra o calendário proposto pelo Governo do Estado e definiu que as redes municipais de ensino não voltam às aulas em setembro.
O prefeito Clóvis Duarte e a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Zoraia Roveda Lauermann, representaram São Sebastião do Caí na reunião virtual. “Mesmo com a situação da pandemia estando em uma situação hoje melhor do que nas últimas semanas, consideramos que ainda não há mínima condição de trazer os alunos para as salas de aula de forma segura. Por isso, mantemos a nossa posição da não volta das atividades presenciais neste momento”, afirma a secretária Zoraia. Ela destacou ainda que a Amvarc também é contra a retomar as aulas pela Educação Infantil. “Isso foi outro consenso que definimos. Não podemos retornar pelas crianças menores, mas sim pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio.”
Ao final do encontro on line os prefeitos agendaram uma nona reunião virtual para o próximo dia 24, às 9 horas. “Vamos voltar a nos reunir para avaliar a situação da pandemia e os próximos passos sobre possibilidade de reabrir as escolas em outubro ou novembro”, completa Zoraia Roveda Lauermann.