A pandemia da Covid 19 mudou a vida de todos nós e afetou diretamente a época do ano mais querida de todos os gaúchos. Com as restrições impostas pela disseminação do vírus, que determinaram o cancelamento de todas as atividades alusivas à Semana Farroupilha, os alunos do Centro Municipal de Educação de Alunos Caienses (Cemaca) têm usado a internet para manter seus vínculos e o amor às nossas tradições.
Segundo a professora Sandra Henz Vargas, no Mês Farroupilha não será diferente. “Todas as quartas-feiras, através de lives feitas dentro da plataforma Zoom, os alunos são orientados sobre todas as atividades propostas. Desde o início da pandemia essas atividades estão sendo realizadas on line, através de vídeo aulas, reuniões pelo Zoom e grupos de Whattsapp. Cada mês tem um planejamento conforme o calendário e suas datas comemorativas.” Sandra destaca que setembro é especial, pois é o Mês Farroupilha e a família Cemaca Danças Gaúchas irá comemorar esta data virtualmente, com muitas poesias, danças, música, culinária gauchesca, brinquedos folclóricos, chimarrão virtual e um Fandango, “com cada família em suas casas, com todas as medidas de proteção”, destaca ela.
Participam destas atividades, além do grupo do Cemaca, as invernadas das escolas municipais Conceição, Benno Seidel, Dr. Alberto Pasqualini e São José. “As crianças se divertem, unem as famílias, aprendem a nossa cultura, sociabilizam, interagem virtualmente com todos os grupos e, além da dança, resgatam valores como amor à nossa terra e ao tradicionalismo que irão levar para vida toda.”