Videomonitoramento rastreia placas de veículos

Além de qualificar e potencializar os serviços de segurança público, o sistema de videomonitoramento implantado em São Sebastião do Caí pela prefeitura e operado pela Brigada Militar (BM) também está fazendo rastreamento dos veículos que circulam pelo Município. Através de câmeras com reconhecimento ótico de caracteres, é feita a leitura das placas e a busca de informações sobre a situação legal de cada veículo que passa pelos pontos monitorados.

O Município conta com 13 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos definidos em conjunto com a BM e Polícia Civil, das quais parte delas tem o software de leitura das placas. Todas as imagens registradas são enviadas em tempo real para a Central de Monitoramento instalada na sede da Brigada Militar. “As câmeras fazem um trabalho de suma importância no apoio ao policiamento ostensivo. Com o reconhecimento de placas conseguimos verificar situações de roubo, clonagem de veículos ou problemas de documentação, por exemplo”, destaca o comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar, Major Oberdan do Amaral Silva.

Na tarde de ontem, dia 10, Oberdan mostrou o funcionamento do sistema ao prefeito Clóvis Duarte, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Rosano Adam Goulart, e coordenador de TI da prefeitura, Luiz Fernando Nedel. “Com a homologação junto ao sistema de consulta de placas, a Administração Municipal agora irá buscar possibilitar a ampliação do número de câmeras de leitura dentro do sistema”, afirma Nedel.