Está ocorrendo nesta quarta-feira, dia 21, em todas as 22 escolas que formam a rede municipal de ensino de São Sebastião do Caí, a quarta entrega dos kits de alimentos compostos por itens adquiridos através da verba destinada para a merenda escolar, a terceira diretamente nas escolas. Com as escolas paralisadas devido a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Turismo e Desporto (Smectd) montou 2 mil sacolas compostas por produtos não perecíveis e também por frutas e verduras para famílias que foram consultadas e manifestaram interesse em receber os alimentos.
As três primeiras entregas ocorreram no primeiro semestre, entre os meses de abril e julho, com a primeira remessa de itens da merenda escolar integrando cestas básicas distribuídas pela Assistência Social e outras duas para alunos carentes indicados pelas equipes diretivas das escolas municipais. “Desta vez, como não há perspectiva para volta às aulas, conseguimos ampliar a compra de alimentos e montamos 2 mil kits. Para chegar a todos que realmente precisam, pedimos para as diretoras chamarem os pais de seus e verificarem se eles gostariam de receber os alimentos. Dos cerca de 3 mil alunos que temos na nossa rede, 2 mil disseram que sim”, explica a secretária titular da Smectd, Zoraia Roveda Lauermann.
Entre as mães que foram buscar seus kits esteve a dona de casa Greice Keli Koohnlein, 32 anos, cujos os quatro filhos, de 5, 8, 10 e 11 anos estudam na Escola Municipal David Canabarro, no bairro São Martim. “Esses alimentos vão me ajudar e muito. Como as crianças estão em casa o dia inteiro não posso trabalhar e só com o que meu marido ganha está bem difícil. Por isso, fiz questão de vir buscar esses alimentos.”
Entrega ocorreu de forma organizada, sem aglomerações
Com horários estabelecidos pelas próprias equipes diretivas das escolas, que se organizaram para atender os pais de alunos da melhor forma possível, a entrega dos kits não formou grandes filas e ocorreu de forma tranqüila e organizada, sem gerar aglomerações. Foi o caso da Escola Municipal David Canabarro, uma das maiores do Município, onde 482 sacolas foram entregues ao longo do dia.
O movimento também foi tranqüilo nas escolas menores de comunidades do interior, como na Escola Municipal Benno Seidel, da localidade de Vigia, onde 15 famílias receberam alimentos da merenda escolar. “Tudo está sendo muito tranqüilo. Recebemos os alimentos de forma organizada, com sacolas para frutas e verduras e outra para os não perecíveis e os pais que se manifestaram estão vindo buscar e agradecendo pelos kits”, destacou a diretora Janice Roberta Schröder.