Confirmado mais um óbito por Covid, somando 58 desde o início da pandemia

Recebemos hoje a notificação através do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), de mais um óbito por Covid em nosso município.

Trata-se de um homem de 48 anos. Ele faleceu no município de Jacarezinho, no Paraná, no dia 10 de julho de 2021. O prazo para a notificação levou tanto tempo, pois o óbito aconteceu fora do nosso estado.
Externamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos do falecido.

Somamos agora um total de 58 óbitos de pessoas residentes em nosso município, desde o início da pandemia.Atenção: Os vírus têm grande potencial de mutação. É um processo natural esperado durante o seu ciclo evolutivo. É por isso que se originam as variantes. Os vírus se adaptam a novos ambientes e se tornam mais transmissíveis e mais graves. Por isso, mesmo com a vacinação em andamento, é preciso continuar sempre com todos os cuidados de prevenção, usando corretamente a máscara, evitando as aglomerações, higienizando constantemente as mãos, limpando e arejando bem os ambientes.
A importância da segunda dose da vacina:Conforme a secretária da Saúde, Neiva Santos,” é natural que uma pessoa que teve complicações com a primeira dose tenha receio para tomar a segunda. No entanto, apenas com a aplicação da D2 o processo de imunização fica completo. A importância de comparecer no dia indicado cresce ainda mais neste momento, em que surgem novas variantes da Covid-19, entre elas a Delta, que é uma nova ameaça.”
Pesquisadores alertam que apenas a D1(1ª dose) não é suficiente para prevenir casos mais graves, o que só ocorre com a D2(2ª dose), que completa a imunização. Inclusive estão sendo feitos testes para avaliar a necessidade da aplicação de uma terceira dose, para garantir a imunização mais eficaz, principalmente pelo surgimentos de tantas variantes da doença.