Comitê organizador do Concurso “Revitalização do Centro de São Sebastião do Caí” reúne arquitetos

Aconteceu na sede da prefeitura municipal, na manhã desta terça-feira a primeira reunião com os Arquitetos e Acadêmicos de Arquitetura interessados em participar do concurso de Revitalização do Centro de São Sebastião do Caí.

Poderão participar desse concurso Arquitetos Urbanistas e Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, que estejam cursando a partir do oitavo semestre. Os interessados poderão participar de forma individual ou em equipes formada por até três integrantes.

Esse concurso é uma promoção realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL em parceria com Prefeitura Municipal e vai premiar o melhor projeto para a revitalização das ruas centrais da cidade. A reunião iniciou com a apresentação de todos os critérios e o cronograma do concurso e foi seguida de uma visita técnica pelas ruas que serão contempladas pelo projeto da revitalização.

Os objetivos desse concurso são:

• Promover o embelezamento da área central de São Sebastião do Caí, como também proporcionar aos moradores da cidade e aos visitantes, espaços adequados para lazer, gastronomia e eventos;
  • Revitalização de espaços públicos do município;
  • Valorização do comércio caiense, com o propósito de integração da população e dos visitantes com o comércio local;
  • Estimular a participação popular na valorizando de obras públicas.

Os projetos deverão conter os seguintes itens:

• Criação de uma rua coberta parcial ou integral, preservando a arquitetura histórica e não limitando o fluxo de carros;
  • Áreas destinadas à alimentação, com conceitos de padronização de até quatro quiosques com previsão de esperas hidráulicas e elétricas;
  • Espaço para eventos;
  • Análises de vagas de estacionamento nas ruas do projeto, podendo estender para as adjacentes, mantendo o número de vagas já existentes;
  • Análise de fluxos de veículos;
  • Espaços de estar e descanso acompanhado de bancos, floreiras, lixeiras e iluminação com design de mobiliário urbano;
  •  Acessibilidade e segurança.
  • Também deverão observar e integrar a sugestão de projeto, ao projeto já iniciado e apresentado que contemplará o calçadão e a praça central, Cônego Edwino Puhl, projeto esse que já está aprovado, e será realizado com recursos da CAIXA,  e tem previsão de início das obras  já em outubro desse ano.

A seleção do projeto vencedor se dará em duas etapas:

1ª – Seleção dos 3 melhores projetos, pela Comissão de Avaliação.

2ª – Escolha do vencedor, mediante voto popular.

O voto popular será realizado através do site da CDL , onde os projetos selecionados serão expostos.

CRONOGRAMA:

• Apresentação Concurso e  Visita técnica : 31/08/2021
  • Lançamento regulamento: 05/09/2021
  • Período de inscrição: 05/09 até 15/09/2021
  • Entrega do material base para os inscritos: 16/09/2021
  • Entrega de trabalhos: 16/11/2021
  • Apresentação do projeto: 25 e 26/11/2021 (presencial)
  • Divulgação dos projetos selecionados: 01/12/2021
  • Votação Popular: 01/12/2021 a 07/12/2021
  • Divulgação do vencedor: 10/12/2021
  • Premiação: Programação de Natal

Obs.: Todo o processo do concurso será realizado pelo site da CDL

Grupo realizou visita técnica pelo centro da cidade

O  autor do projeto ganhador receberá como prêmio o valor de R$ 3.000,00 , que será patrocinado pelo Sicredi, apoiador da iniciativa.