ACIS Caí e seus integrantes fazem visita à Escola do SENAI

Na tarde desta segunda-feira (13/09) a ACIS Caí realizou sua reunião mensal nas dependências da Escola do SENAI de São Sebastião do Caí.

Na ocasião os integrantes da ACIS, acompanhados pelo presidente Eduardo Fuhrmeister, e pelo prefeito Júlio Campani, foram recebidos pelo gerente de operações Marcos Cruz e pelo coordenador de educação profissional e tecnologia, Anderson Lemes da Silva e sua equipe.
Os gestores apresentaram a estrutura da unidade regional da escola, formada pelas unidades de São Sebastião do Caí, Montenegro e Triunfo, os cursos, serviços e projetos oferecidos pela entidade.
Atualmente a escola do Caí oferece os cursos de Mecânico Montador de Equipamentos Industriais, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Assistente Administrativo e Assistente de Logística, todos eles presenciais, tendo atualmente 225 alunos e atendendo a 31 empresas do nosso município e região.
Para o próximo semestre estão abertas as vagas para os cursos de ELETRÔNICA (Instalações Elétricas), GESTÃO (Processos Logísticos Industriais), LOGÍSTICA (Operação de Empilhadeira frontal a contrapeso – motor a combustão) e de METALMECÂNICA-FABRICAÇÃO MECÂNICA (curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico e o de Técnico Mecânico e Metrologia).
Para entrar na Escola do SENAI o aluno interessado precisa ter no mínimo 14 anos de idade, fazer uma prova de seleção para verificar se cumpre os requisitos mínimos para poder acompanhar o currículo.
Dentro do Projeto Menor Aprendiz o aluno precisa ser indicado e contratado por alguma empresa.
Para 2022 a escola tem a expectativa de implantar um curso técnico em Eletromecânica (semipresencial), com o qual pretendem atrair alunos egressos, e que porventura tenham desistido do curso em função de dificuldades com horários e deslocamento. Além disso, haverá nesse caso, a possibilidade de aproveitamento de disciplinas.
O grupo visitou neste dia todas as instalações da escola, em especial as oficinas das áreas de elétrica e mecânica. Na ocasião o gestor da escola apresentou também o espaço onde será instalado o SENAI LAB. O SENAI LAB é um espaço criativo da escola, onde se desenvolve a cultura “Maker”, fortalecendo a prática do “aprender fazendo”, onde se desperta o empreendedorismo e a inovação no aluno como condição para atuação no mercado de trabalho, onde se fortalece a Metodologia SENAI de Educação Profissional no que se refere à Prática Pedagógica e onde se oportuniza o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.
Foi apresentado para os presentes a oportunidade de capacitações realizadas pelas unidades móveis do SENAI, que são escolas montadas em semireboques (carretas), contam com laboratórios, salas de aula e oficinas, equipadas com máquinas e equipamentos atualizados, além de diversos recursos educacionais e permitem levar qualificação profissional a diversos locais, mesmo onde não existam unidades fixas do SENAI.
Segundo o SENAI, sete em cada dez alunos dos cursos da escola conseguem emprego no primeiro ano após a conclusão dos cursos além disso, os empregadores preferem contratar pessoas que fizeram sua formação em alguma escola do SENAI, em função do excelente preparo que essas instituições proporcionam aos alunos.

A Escola do SENAI de São Sebastião do Caí, funciona onde antigamente era a sede da empresa Leitz Metalúrgica, e foi adquirida pela ACIS, com recursos da entidade, doações de empresários e um importante auxílio da administração municipal. A inauguração da escola ocorreu em 27 de julho de 2012 e a formatura da primeira turma aconteceu em 28 de julho de 2016.

Sobre o SENAI-RS
Desde 1942, o SENAI-RS tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da Indústria, atuando em duas áreas complementares: educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos. No total, atende em mais de 130 pontos do Rio Grande do Sul. São escolas, centros de formação profissional, unidades móveis e Institutos de Inovação e de Tecnologia, além da Faculdade de Tecnologia SENAI, que possibilitam identificar as melhores alternativas e soluções nas mais diversas áreas de atuação da Indústria.
A educação profissional, direcionada a jovens e adultos que desejam a profissionalização ou a atualização no mercado de trabalho, permite o aperfeiçoamento de competências. O aprendizado é feito de forma integrada com o mercado de trabalho, acompanhando as novidades da ciência e aproveitando os conhecimentos e aplicações da tecnologia. Já, as atividades de serviços tecnológicos priorizam o acesso e o desenvolvimento das empresas, contribuindo para a inovação de produtos e processos.