Começou o DEZEMBRO VERMELHO, mês de conscientização e combate ao HIV/AIDS

1° de Dezembro é dia Mundial de luta contra a AIDS.

Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a doença e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Iniciou ontem uma grande campanha em São Sebastião do Caí, com foco na conscientização e combate ao HIV/AIDS.

Coordenada pela equipe da Farmácia do município e pela equipe de enfermagem, a campanha iniciou com uma ação no estilo de pedágio, onde a equipe distribuiu folhetos de conscientização e preservativos, no cruzamento da Av. Egídio Michaelsen com a Rua João Pereira.  

Equipe distribui folhetos de conscientização

Mobilização da equipe no pe´dágio
Equipe da Farmácia

Neste dia 1º as equipes da Prefeitura e da Secretaria da Saúde usaram vermelho para marcar a data e enfatizar a importância dos cuidados com a prevenção.

Equipe da Administração, Educação, meio Ambiente e Gabinete do Prefeito

São Sebastião do Caí é referência regional no tratamento de pacientes portadores do Vírus HIV, atendendo os municípios de Pareci Novo, Harmonia, Tupandi e Capela de Santana, recebendo verbas diferenciadas por esse serviço.

A campanha segue durante o mês de dezembro, com palestras e oferta de exames e testes disponíveis nos postos de saúde  (UBS/ESF) e no posto central, em período de atendimento integral, conforme horário de atendimento de cada posto.

Além disso, nos dias 01, 08, 15, 22, 29 de dezembro serão realizados testes rápidos de HIV, na sala onde funcionava o ambulatório COVID (Rua Ari Baierle, 199), até às 20 horas. Qualquer pessoa que tenha interesse pode solicitar o teste.

Enfermagem

Endereço dos postos de Saúde onde pode ser realizado o teste-HIV:

  • UBS Navegantes: Rua Oderich, 494 Navegantes, São Sebastião do Caí, Fone: 3635-2570
  • UBS Conceição: Travessa Esporte Clube R. Conceição, São Sebastião do Caí, Fone: 3635-2560
  • Farmácia Básica do Município: Av. Egídio Michaelsen, 191 Centro, São Sebastião do Caí, Fone: 3635-2500 ou 998788845
  • UBS Loteamento Popular : Rua Osvaldo Cruz, São Sebastião do Caí, Fone: 3635 2518
  • UBS São Martim: Rua G , S/Nº , Fone: 3635 2524

Cidades vizinhas, com pontos de atendimento, onde também podem ser feitos os testes:

Harmonia: Rua Vinte e Cinco de Julho, 970,  Fone: 3695-1203

Montenegro: Rua Ramiro Barcelos, 2672 Centro, Fone: 3632-8444

No folder distribuído durante a campanha foram abordados temas como as formas de transmissão, formas de prevenção e tratamentos.

  • O QUE É HIV/AIDS?

HIV é uma sigla em inglês da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS,ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

* COMO É A TRANSMISSÃO DO HIV/AIDS?

O vírus do HIV pode ser transmitido em relação sexual sem preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, de mãe para filho  durante a gestação e na amamentação.

* QUAL A FORMA DE PREVENÇÃO?

Utilizar seringas e agulhas descartáveis, SEMPRE fazer uso de preservativos durante as relações sexuais, Mães HIV+ devem fazer todo acompanhamento pré-natal e utilizar antirretrovirais durante a gestação.

* HIV/AIDS TEM TRATAMENTO?

Sim, o tratamento do HIV é feito com medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imunológico. O HIV/AIDS ainda não tem cura.

São Sebastião do Caí é referência regional no tratamento de pacientes portadores do Vírus HIV, atendendo os municípios de Pareci Novo, Harmonia, Tupandi e Capela de Santana, recebendo verbas diferenciadas por esse serviço.