LANÇAMENTO DAS ROTAS DO CICLOTURISMO CAHY OCORREU NESTE DOMINGO

Na linda manhã deste domingo, (12/12) foi lançado oficialmente o “Caminhos do Cicloturismo Cahy”.

A cerimônia de lançamento ocorreu na Praça Cônego Edvino Puhl, no centro do Caí. Participaram do evento cerca de 100 ciclistas e entusiastas, entre adultos e crianças, mostrando mais uma vez o quanto a nossa cidade tem tradição e um carinho especial por este esporte.

Na ocasião foi decerrada uma placa com orientações e mapas de todos os roteiros.

Através dos roteiros criados e sinalizados especialmente para esse projeto, será possível conhecer belas paisagens, percorrendo diferentes caminhos que são cheios de cultura e história do município de São Sebastião do Caí. Os diferentes trajetos fazem alusão à fruta símbolo do município, a bergamota, e, também a flor símbolo, o lírio amarelo.

São roteiros pensados com três níveis de dificuldade, todos circulares, passando por vias públicas (urbanas  e rurais)  e com sinalização permanente do trajeto especificando a rota e trajeto escolhido conforme a cor das placas, e informando o total percorrido e distância restante até o ponto de chegada à Praça central. Para a criação dos roteiros e de toda a organização, contamos com o apoio da equipe responsável pelo já tradicional e conhecido “CaídaBike”.

No site da prefeitura o interessado poderá acessar os links para as rotas no aplicativo STRAVA e também fazer o download das rotas em GPX, para possibilitar utilização de GPS como guia extra na sinalização. Acessar através do menu A CIDADE > Turismo> Cicloturismo Cahy,  ou pelo link: http://www.saosebastiaodocai.rs.gov.br/site/cicloturismo-cahy/

A partir de agora toda a comunidade poderá contar com mais uma opção de passeio. Essa ação também faz parte do nosso Plano Municipal de Turismo, e assim poderemos também atrair mais visitantes de fora da cidade, para conhecer as nossas belas paisagens e potencialidades, estimulando o turismo local.

Conheça as rotas:

• CAMINHO DO LÍRIO AMARELO: Rota demarcada com placas na cor amarela, trajeto iniciante com menor altimetria. O trajeto tem 23,5km de extensão com 187m de elevação acumulada, em um ritmo tranquilo de pedalada leva-se em torno 1h30m para percorrê-lo. O caminho inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pela Várzea, Rio Branco, Monjolo, Agriplus, Parque Centenário e retorna para a Praça.
  • CAMINHO DA BERGAMOTA CAÍ: Rota demarcada com placas na cor laranja, nível intermediário. O trajeto tem 43km de extensão com 628m de elevação acumulada. Com um tempo estimado de 3 horas para ser percorrido, inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa no Cais do Porto, algumas empresas centenárias do município, antiga ponte de ferro, muitos locais bonitos, natureza e Igrejas. Tem um nível de dificuldade maior por passar por algumas subidas de estrada de chão. Ponto de atenção, no bairro Conceição onde os ciclistas terão de cruzar a rodovia ERS122, para continuar a rota.
  • CAMINHO DA BERGAMOTA PONKAN: Rota demarcada com placas na cor vermelha, trajeto mais avançado com mais subidas. O trajeto tem 42,3km de extensão com 864m de elevação acumulada. Tempo estimado de 3h30m. É a rota mais exigente, pois vai passar por várias subidas e descidas, algumas que exigem um mínimo domínio da bicicleta. O caminho inicia como os demais, na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pelo Parque Centenário, Vigia e retorna novamente para a Praça. Passagem por belas paisagens e visão da produção agrícola e agroindustrial da cidade são os destaques da Rota.