Base do SAMU, de São Sebastião do Caí, passa a funcionar junto aos Bombeiros Voluntários

Na manhã desta sexta-feira (28/01) foi oficializada a transferência da base do SAMU de São Sebastião do Caí, para o Corpo de Bombeiros Voluntários do município, situada na Avenida Osvaldo Aranha, no bairro Vila Rica. Até então, a base ficava nos fundos do Hospital Sagrada Família.

Nesta nova fase, os serviços deixam de ser executados por uma empresa terceirizada, e passam a ser exercidos por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que residem no município e que têm ou tiveram atuação como bombeiro voluntário.

“O SAMU passa a fazer um serviço mais acolhedor, com gente daqui, para a população de São Sebastião do Caí”, observou o prefeito Júlio Campani, durante sua fala na cerimônia de inauguração da base, ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 28.

A Secretária Municipal da Saúde, Neiva Santos, ressaltou a importância do trabalho já realizado pelos bombeiros voluntários do município, que têm uma história de excelentes serviços prestados à comunidade há tantos anos e reiterou que essa gestão estará em ótimas mãos.

A coordenação técnica do serviço ficará sob a responsabilidade da Enfermeira Clarice Lermen de Paula, que ressaltou que o uso compartilhado dos espaços físicos, entre as equipes do SAMU e dos bombeiros, irá agilizar o atendimento e gerar economia aos cofres públicos.

“É o primeiro caso no Estado que o SAMU é trazido para dentro de um quartel de Bombeiros. É uma situação nova que será construída durante esse primeiro ano de contrato. E também é  muito importante frisar que todas as normas técnicas estão sendo rigorosamente seguidas”, completa Clarice.

A equipe do SAMU é formada por enfermeiro responsável, quatro condutores e quatro técnicos em enfermagem. Clarice explica que todos tiveram seus currículos enviados para a Central Reguladora do SAMU, que foi responsável pela seleção.

Além do espaço físico, as equipes poderão compartilhar cursos de capacitação. “São dois tipos de trabalho no mesmo local, cada um com suas características”, acrescenta a coordenadora. Os chamados de emergência continuam pelo número 192. O despacho para o atendimento é realizado por um médico regulador, através da central de atendimentos do SAMU no Estado.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Anderson Jociel da Rosa, “mais uma vez estamos fazendo história no nosso Estado, com o primeiro case de modelo de gestão que vai servir de exemplo para outros municípios. Outras cidades já estão nos procurando para saber como está sendo feito o procedimento

Os atendimentos a partir da nova base já começaram neste sábado, dia 29 de janeiro.

Ainda segundo Clarice Lermen de Paula, “o SAMU continua regulado pela Central Estadual, mas como as duas entidades estão juntas, em caso de demora para despachar a ambulância do SAMU, ou não autorização pelo médico regulador, o atendimento será realizado pela equipe de Bombeiros Voluntários.  Nossa intenção é reduzir o tempo de espera e chegar ao solicitante o mais breve possível.”