Administração municipal quitou no dia de hoje dívidas com Precatórios e amortizou 1/3 da dívida do município com o Fundo Municipal de Previdência

A administração municipal de São Sebastião do Caí realizou nesta segunda-feira (31/01) o pagamento de duas dívidas, que impactam de forma importante  os cofres do município. Trata-se do pagamento da dívida dos precatórios municipais e um terço da dívida do município como Fundo Municipal de Previdência.

Na manhã de hoje, em entrevista coletiva, o Prefeito Júlio Campani juntamente com o Secretário da Fazenda Jônatas Weber e da Contadora do município, Eliane Buneker, anunciou o pagamento, realizado hoje no valor de R$ R$ 3.806.188,90, correspondente ao total de dívidas com precatórios que o município acumulava há muitos anos. Além disso, também será quitado no dia de hoje o valor proporcional a um terço da dúvida que o município tem com o Fundo Municipal de Previdência, no valor de R$ 1.488.371,44, e cujo  restante do valor será pago em mais duas parcelas, sendo uma em 2023 e outra em 2024.

O pagamento antecipado dessas duas dívidas irá gerar uma economia de milhões para os cofres municipais.

Mas vale ressaltar que, para não sacrificar em demasia o orçamento municipal e penalizar a população com restrição de investimentos, buscamos um financiamento na Caixa Federal, já aprovado, de R$ 6 milhões. Juros de 8% ao ano e quitação em 60 meses.

“Na prática, trocamos duas dívidas com encargos na faixa de 50% ao ano, por uma dívida com encargo de somente 8% ao ano e com prazo de  quitação em 5 anos enquanto que com os precatórios tínhamos uma dívida a perder de vista, e o Fundo de Previdência, seria quitado somente em 2035,” conclui Campani.

Conforme o Secretário Municipal da Fazenda Jonatas Weber, “essa foi uma ótima ação de gestão, com enorme impacto no médio e longo prazo. Dessa forma as futuras administrações terão mais recursos para investir”.

A coletiva contou com a presença dos Vereadores Cláudio Becker, Anastácio da Silva, João Marcos Guará, Diego Flores, Elson Lopes, Azir Hartmann e Deonelo Flores.

Ainda na tarde de hoje, o Prefeito  Campani  e o Secretário da Subseção da OAB de São Sebastião do Caí, João Marcos Guará, no ato representando o Presidente Evaldo Kievel, entregaram em mãos ao Diretor do Fórum dessa comarca, Dr. Régis Pedrosa Barros,  o comprovante  da quitação dos precatórios do município.