Evento especial para as Mamães do PIM

Nesta quinta-feira (11/3) a equipe do PIM, juntamente com a Coordenação de Cultura e as Secretarias da Assistência Social e da Saúde e Emater/Ascar, realizaram um lindo evento para homenagear as mulheres, em especial as mamães do PIM, no Country Tênis Clube de São Sebastião do Caí.
No evento elas foram presenteadas com vários mimos, como presentinhos, palestra, apresentação musical, massagens, manicure, Reiki, corte de cabelo, design de sobrancelhas, além de um brechó realizado pela equipe do Centro Social Egon Schneck e um delicioso coquetel.
Participaram de forma voluntária, várias profissionais da área da beleza e de terapias alternativas que participaram das oficinas, oferecendo gratuitamente seus serviços às mulheres presentes.
O som do evento ficou a cargo da empresa Ibiza Dance, através de recurso da Lei Aldir Blanc.
Um momento marcante foi a apresentação da cantora caiense Vitória Cardoso, que lançou no dia 8 de março seu primeiro EP contendo três músicas com um tema mais do que polêmico, o mundo feminino. “Mulheres” é o título do EP e da faixa 3 que inclui relatos reais de mulheres do Vale do Caí contando seus traumas com assédio.
Tivemos como visitante o Supervisor do PIM de Imbé, Maurício Gamarra , que veio prestigiar o evento, para multiplicar a experiência em sua cidade.
O evento culminou com uma aula de Dança Moderna, coordenada pelos professores de dança do Tass Stúdio, Tiago Soares e Anderson Ferreira.
Nossa gratidão a todas as profissionais e a todos os voluntários que viabilizaram a realização desse lindo evento.
Sobre o PIM:
O PIM de São Sebastião do Caí é atualmente coordenado por Sandra Hentz Vargas e é formado pelos seguintes integrantes: Gilberto Borba Vargas(Digitador) e mais 9 Visitadores: Adaline, Fernanda, Kátia, Ketlin,Keila, Lívia, Luana, Patrício e Valdoir. Atua nos bairros Navegantes, Loteamento Popular, Nova Rio Branco, São Martim e Quilombo.
O PIM é uma política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
Desenvolvido desde 2003, tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006. Trabalha com referências multidisciplinares visando o desenvolvimento integral da infância. Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.
Compõe um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, além de integrar programas estratégicos do Governo do Estado. É um dos pilares para as iniciativas previstas na Ação Brasil Carinhoso, do Governo Federal, e reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.