Alunos de Alemão do CEMACA participam da atividade da Semana da Língua Alemã

A embaixada da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça realiza anualmente a Semana da Língua Alemã que tem como objetivo realizar atividades em todas partes do Brasil onde deve ter uma relação com a língua alemã e/ou a cultura de um dos países onde o alemão é falado.

São Sebastião do Caí, por ser uma cidade amiga da cidade de Celle, do estado de Niedersachsen, Alemanha, teve a oportunidade de  participar destas atividades com os alunos do Centro Municipal de Educação dos Alunos Caienses, CEMACA, que frequentam o curso de Alemão ministrado pelo professor Jacinto Klein, que tem grande participação na área da língua e da cultura alemã no Rio Grande do Sul, no Brasil e na Europa, sempre atento ao que o consulado da Alemanha em Porto Alegre apresenta.

Realizamos no último sábado, dia 11 de junho, um passeio turístico visitando as cidades de São Leopoldo, Ivoti e Nova Petrópolis berço da colonização alemã, conhecendo suas histórias e a arquitetura, através de uma visita guiada, para enriquecer ainda mais o conhecimento deste povo, além da língua que estão estudando.

Este projeto está sendo realizado pelo CEMACA com apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de São Sebastião do Caí, através da coordenação de Cultura. Na ocasião os alunos visitaram  a Casa do Imigrante e o Museu Histórico Visconde de São  Leopoldo, na cidade de São Leopoldo,  depois o núcleo de casas em estilo Enxaimel, em Ivoti e finalizaram o passeio conhecendo a Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, local onde há uma réplica de uma pequena cidade de origem alemã.