SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO CAÍ CONTOU COM VÁRIAS ATIVIDADES

Na semana do meio ambiente(de 06 a 11/06), a Equipe da Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião do Caí contou com várias atividades, voltadas a toda a comunidade.

A equipe realizou durante a semana o plantio de várias mudas de Pau Brasil, em praças do município, contemplando a maioria dos bairros da cidade, começando pela Vila São Martim, Loteamento Popular, Conceição, Quilombo, Centro, Navegantes, Rio Branco, e Vila Rica (no Parque Centenário). Para a escolha dessa árvore para o plantio a equipe levou em consideração a importante simbologia do Pau Brasil, considerado um ícone de força, beleza e resistência no País desde o período de colonização no século XVI, tendo dado origem ao nome do nosso país.

Na quarta-feira (08/06) aconteceu a Caravana do Meio Ambiente/Dengue nas Escolas Municipais, como o grupo de Teatro Luz e Cena, apresentando uma peça teatral para as crianças, abordando a importância do meio ambiente e também abordando os cuidados na prevenção à Dengue.

A caravana é um projeto itinerante que promove, através da encenação do teatro, um espetáculo híbrido capaz de se deslocar pela cidade fazendo apresentações em diferentes escolas. O projeto tem o objetivo de informar, educar e influenciar positivamente a boas práticas com o meio ambiente.

Na quinta-feira,  (09/06) foram distribuídas 90 mudas de árvores nativas, numa ação realizada no calçadão, no centro da cidade. Na ocasião foram distribuídas mudas de cerejeira, ipê amarelo, araçá,  pitangueira e ameixeira.

Já na sexta-feira,(10/06), aconteceu a apresentação do espetáculo teatral “O Rio” para Escolas Municipais (Teatro Luz e Cena)no Centro Municipal de Cultura, nos turnos da manhã e da  tarde. “O Rio” é um espetáculo musical divertido e encantador, que desperta nas crianças a  conscientização de que a água é um bem finito e que portanto, precisa ser preservada.

E para fechar a semana, aconteceu no sábado (11), o mutirão de limpeza da beira do Rio Caí. A atividade coordenada pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, contou com a  participação de vários voluntários, entre eles representantes do Grupo Escoteiro Taquató, da EcoCahy, dos Bombeiros Voluntários e da ACIS de São Sebastião do Caí.

O trabalho iniciou na praça da Santinha, no bairro Navegantes e se entendeu por um raio de 1 km. Ao todo, o grupo retirou cerca de 30 sacos de 100 litros de resíduos que foram recolhidos pela Secretaria Municipal de Obras. Durante a coleta, foram encontrados os mais diversos materiais: como pedaços de cadeira plástica, esponjas, pedaços de bonecas e brinquedos diversos, CDs, preservativos, pedaços de pneu, além dos mais diversos tipos e tamanhos de embalagens plásticas, metálicas e de vidro, cordas de nylon e sacolinhas, itens que nunca deveriam ter sido descartados no ambiente e que mostram a grande falta de conscientização da população.

A equipe pretende realizar outro mutirão no mês de novembro.

Caravana do Meio Ambiente/Dengue
Plantio de Pau Brasil na Praça da Santinha
Teatro Luz e Cena na peça “O Rio”