PROJETO INCENTIVA CONSUMO CONSCIENTE DE PLANTAS BIOATIVAS

Ao longo dos anos a humanidade buscou cura para as suas doenças através do uso das plantas medicinais. Com o advento da medicina moderna e o crescente uso de medicamentos alopáticos, a tradicional medicina popular acabou perdendo espaço no dia a dia das famílias.

De olho nisso, o escritório da Emater/RS-Ascar de São Sebastião do Caí, promoveu a compra conjunta de mudas de plantas bioativas, visando o incentivo para cultivo e uso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. As encomendas foram feitas no escritório até o dia 02 de junho e a entrega aconteceu nesta semana.

Existe muito saber popular no uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. E é esse saber que não se quer deixar morrer. Com isso, objetiva-se preservar tradições e fortalecer o uso das plantas medicinais no dia a dia das famílias. Para isso, é necessário primeiramente, que as famílias cultivem o hábito do uso, seja na forma de chás, temperos ou aromas. O segundo passo, é identificar corretamente as plantas e seus efeitos, de forma que o uso da mesma seja seguro. E por fim, esclarecer que, mesmo sendo uma planta medicinal, existem certos cuidados que devemos ter no uso das mesmas.

Desde o início deste ano, diversas palestras e oficinas foram realizadas no intuito de esclarecer sobre estas plantas e incentivar o uso correto das mesmas. Estas palestras foram promovidas tanto nas comunidades rurais como em parceria com o CRAS do município, atendendo famílias rurais e urbanas. Durante estas atividades, muitas foram as curiosidades de quem estava presente, tanto quanto a identificação das plantas, como do preparo de algumas receitas para uso adequado das mesmas. Nos próximos meses, ainda terá algumas atividades para promover e fortalecer ainda mais o uso.

Fonte: Angélica Hoffmann Kussler (Extensionista rural social e chefe do escritório municipal da Emater)