Após reunião com comitiva caiense Governo do Estado admite ser possível mudar pedágio da RS-122

Nesta terça-feira (19/07), após inúmeras tentativas de reuniões, recursos na justiça e muitas manifestações, uma comitiva caiense, formado pelo Prefeito Júlio Campani, pelo Presidente da Câmara de Vereadores Cláudio Becker e pelo Vereador João Marcos Guará, conseguiu finalmente uma reunião positiva junto ao Governo do Estado. Participaram da reunião o Secretário Estadual de Parcerias Estratégica, Leonardo Busatto e Roberto da Silva e Ricardo José Peres, diretores do Consórcio Integrasul, vencedor da concessão do lote 3, do pacote de rodovias estaduais, do qual faz parte a RS-122.

Se instalada no quilômetro 4, como proposto inicialmente, o pedágio dividiria o Bairro Areião do restante do município, prejudicando toda a comunidade, tanto pela obrigatoriedade de pagamento nos dois sentidos, quanto pelo valor exorbitante estipulado. A mudança de local é uma reivindicação de todas as lideranças locais e da comunidade, desde o lançamento do edital em junho de 2021.

Nesta reunião, além da oportunidade de esclarecer aos dirigentes todos os prejuízos que essa instalação causaria à região, o prefeito Campani apresentou várias sugestões de melhores alternativas ao local inicialmente proposto. Assim, ficou acordado que nos próximos dias Campani oficializará essas sugestões através de ofício.

Segundo Júlio Campani, “apresentaremos agora um ofício, que será também endossado pela Câmara de Vereadores, ACIS (Associação Comercial, Industrial e de Serviços) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Sebastião do Caí, onde apresentaremos as alternativas viáveis, com dados que mostrarão claramente que existem muitas outras possibilidades, não tão prejudiciais à região e que serão inclusive, mais interessantes à concessionária e ao governo do estado”.

Ainda segundo Campani, “já fiz esse esboço para eles na reunião de ontem mesmo, e agora vamos oficializar. Daremos duas ou três alternativas, e assim o consórcio, juntamente com o secretário Busatto, irão avaliar a viabilidade da mudança”.

Entre as alternativas que serão apresentadas está a mudança para o quilômetro 2,5 da RS-122, na divisa entre Portão e São Sebastião do Caí, ou então para a RS-240, próximo à BR-116.

Conforme o Prefeito Campani, “saímos da reunião bastante otimistas, sendo que os dirigentes do consórcio foram receptivos às nossas sugestões, e acredito ter aberto agora uma porta importante de diálogo”.

“Percebemos que a empresa quer dialogar, e construir de forma conjunta uma alternativa para minimizar o impacto da praça do pedágio, e isso é um ponto muito positivo. Inclusive um dos diretores do consórcio sugeriu que nossa próxima reunião que acontecerá entre agosto e setembro, tenha a participação de técnicos do BNDES, que foram quem, segundo o Governo do Estado, fez o estudo”, disse Campani.