Aprovada Portaria que estabelece o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde para o atendimento em casos de hipertensão, diabetes e da Atenção Primária à Saúde da Criança e do Adolescente em São Sebastião do Caí

Na última sexta-feira dia 22/07,  foi divulgada oficialmente a aprovação da portaria de nº 063/2022 que estabelece o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde para o atendimento em casos de hipertensão e diabetes além da Atenção Primária à Saúde da Criança e do Adolescente no município de São Sebastião do Caí.

Dessa forma, considerando as diversas resoluções do Conselho de Enfermagem, os decretos federais que regulamentam o exercício da profissão, leis que tratam do processo de enfermagem em ambientes públicos e privados e de portarias que aprovam a Política Nacional de Atenção Básica, foi estabelecido o início da capacitação da equipe de enfermagem do município, para a ampliação do atendimento aos munícipes.

Na ocasião estiveram presentes, além da equipe de Enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde, três integrantes da Comissão de Protocolos do COREN RS (Conselho Regional de Enfermagem), Janilce Dorneles de Quadros, Valdecir Zavarese da Costa e Maragonesa Teixeira.

Segundo a Coordenadora Técnica de Enfermagem da Secretaria da Saúde, Clarice Lermen de Paula, “com a aprovação desse Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, o enfermeiro poderá prescrever medicamentos, solicitar exames de rotina ou complementares, bem como encaminhar, quando necessário, pacientes a atenção especializada nas condições previstas nos Protocolos vigentes no âmbito do nosso município.”

A implantação dos Protocolos seguirá um cronograma que inclui, além de sua aprovação e publicação, etapas de educação permanente, orientação para mudanças no processo de trabalho das equipes e monitoramento das ações.

Em São Sebastião do Caí os profissionais Enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde que farão esse atendimento já realizaram a capacitação e devem iniciar com as agendas já em agosto.

O atendimento pelos Enfermeiros acontecerá em todos os postos de município.

Segundo a Secretária da Saúde, Neiva Santos, “esse trabalho vai agilizar bastante o atendimento dos usuários do sistema de saúde, desafogando as agendas dos médicos e oferecendo um maior acolhimento aos pacientes, tanto no trabalho de prevenção em saúde como dos atendimentos de rotina.”

Na sequência a equipe também fará a capacitação para o protocolo de Atendimento à Saúde da Mulher, com a colocação de DIU entre outros.

O prefeito Júlio Campani, na oportunidade da reunião, que contou com a presença de representantes do COREN RS, no dia 22 de julho, ressaltou o importante trabalho que está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Saúde e da Família.

“Reabrimos recentemente cinco postos de atendimento no interior, retomando o atendimento mais próximo dessas comunidades. É o município mostrando que pode ser grande onde precisa ser grande”, nesse caso referindo ao atendimento em saúde, que tem recebido vários investimentos importantes em São Sebastião do Caí.

Segundo os membros do CORENS/RS, o município de São Sebastião do Caí, é um dos pioneiros no estado do Rio Grande do Sul, a adotar esse protocolo de atendimento, estando à frente de muitos outros municípios até maiores.