Inaugurada oficialmente neste sábado a AGROARTE – Feira da Agricultura Familiar, Produtos Coloniais e Artesanato

Após passar por uma grande reforma do prédio que abrigava há muitos anos a Feira do Produtor de São Sebastião do Caí, o espaço foi totalmente revitalizado e a feira rebatizada com o nome de AGROARTE – Feira da Agricultura Familiar, Produtos Coloniais e Artesanato de São Sebastião do Caí, oficialmente inaugurada na manhã deste sábado, dia 30 de julho.

O espaço passou por conserto do telhado, pinturas, nova calçada e a construção de dois banheiros, sendo um deles com acessibilidade, além de lavatório para os produtos que serão comercializados pelos produtores do nosso município. A fachada superior recebeu nova identidade visual e o muro externo está sendo decorado com pinturas artísticas de artistas locais. A primeira pintura foi gentilmente criada pela jovem artista caiense, Luíza de Lima Schütz, e traz imagens das flores cultivadas na nossa região. Outros artistas locais seguirão o trabalho, apresentando através de sua pintura, outras riquezas da nossa produção rural e artesanal.

A partir de agora, além da comercialização de produtos da Agricultura Familiar que já era tradicional no local, temos uma novidade. Nessa nova formatação da feira, há espaço para o Artesanato, onde os artesãos de nosso município podem expor e comercializar seus trabalhos, e também espaço para a venda de produtos coloniais, veganos, além de folhagens e orquídeas.

Na cerimônia inaugural houve benção ecumênica proferida pelo Pastor Erwin Barg e pelo Padre Eduardo Schuster,seguida pelo descerramento de uma placa em homenagem ao primeiro Secretário da Agricultura de São Sebastião do Caí, João Antônio Klein Neto, que foi representado por seu filho Vinícius Klein, no evento, pois está se recuperando de um problema de saúde. Além da honraria o homenageado recebeu também um lindo quadro bordado criado pelo artesão Sidnei da Cunha.

Para abrilhantar ainda mais a inauguração, neste sábado tivemos a apresentação do Coral SESC Maturidade Ativa, seguida pela apresentação do cantor Vinícius Exemberger e para fechar com chave de outro tivemos também a apresentação Grupo de Danças TAS Stúdio além da participação da CDL, trazendo para o local o projeto “Sabadou Com a CDL”, trazendo atrações como brinquedos infláveis, pinturinhas para as crianças, venda de chopp da Cervejaria Virgem Atômica, com a participação do Sicredi e do HS Consórcios.

A AGROARTE abrirá sempre aos sábados pela manhã das 7h30 às 11h30, e terá mensalmente um sábado especial com várias atrações culturais, além da venda de hortaliças, produtos coloniais e veganos, artesanato, folhagens e orquídeas.

Em sua fala o Secretaria Municipal da Agricultura Maiquel Kniest, ressaltou que “a revitalização da feira só foi possível pelo fato de termos recebido de pronto o apoio da administração municipal, na pessoa do Prefeito Júlio, além da parceria  entre a Secretaria Municipal da Agricultura e da Secretaria  Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, na pessoa do Secretário Cristiano Liell e da Coordenadora de Cultura Luana  Rosa,  com o importante apoio da Emater na pessoa da Angélica Kussler,  e do Sindicato dos Produtores Rurais, na pessoa da Presidente Juliana,  da Engenheira Alice Fell e da Arquiteta Natália Elwanger, responsáveis pela obra e sem  e também da Câmara de Vereadores. E por fim, quero agradecer em especial aos feirantes que permaneceram aqui, nesses 30 anos de existência da nossa feira. Quero também agradecer a Cooperativa Sicredi que nos apoiou patrocinando os aventais e gorros para os artesão e os Wind banners de identificação da feira”.

Já o prefeito Júlio Campani em sua fala ressaltou também “a importante colaboração da Câmara Municipal de Vereadores, que tem sido uma grande e incansável parceira dessa administração, nos apoiando nos projetos de engrandecimento do nosso município”. Cumprimento todos os presentes, mas em especial aos nossos agricultores e artesãos e digo que em nossa administração estamos trabalhando com o máximo do nosso empenho, esforço e seriedade, para entregar à comunidade caiense uma cidade melhor, mais justa humana e igualitária, e acima de tudo, com qualidade, para que vocês homens e mulheres que de sol a lua, labutam na terra para oferecer àqueles que aqui vem, produtos de primeiríssima qualidade como esses que estamos vendo aqui hoje. Cumprimento os nossos artesãos, que  no ano passado, início de nossa administração, nos procuraram, para que pudéssemos disponibilizar a eles um espaço adequado, digno e bonito para poderem expor o fruto de seu trabalho, de sua arte e criatividade, e hoje temos o hoje o privilégio de poder estar entregando a vocês todos esse espaço.”

Já o Presidente da Câmara Cláudio Becker reiterou que  “a Câmara estará sempre ao lado e apoiando os projetos que sejam para o bem e o crescimento positivo da nossa cidade.”