Inicia oficialmente a Semana da Pátria em São Sebastião do Caí

Na manhã desta quarta-feira, 31, ocorreu a cerimônia de abertura das comemorações da Semana da Pátria, com o acendimento do fogo simbólico na Pira da Pátria, na praça Cônego Edvino Puhl, em São Sebastião do Caí. Seguindo a tradição, no início da cerimônia os presentes entoaram o hino Nacional e ao final o hino do Rio Grande do Sul.

A cerimônia contou com a participação do Grupo Escoteiro Taquató, que conduziu a Chama da Pátria desde a Igreja  Matriz, até a praça e procedeu o acendimento da pira. Participaram também os alunos das escolas São Sebastião e Felipe Camarão, a também o Coral Infanto-Juvenil do CEMACA, que entoou algumas canções como um “medley” de músicas alemãs, culminando com uma música gauchesca (Querência Amada) e uma música tipicamente brasileira de Zé Ramalho, (Anunciação).

A cerimônia contou com a participação do Prefeito Júlio Campani e do Vice Mozar Hoff e de todos os secretários municipais, Cristiano Liell, Neiva Santos, Valéria Vier Hartmann, Jonatas Weber, Mônica Alles e Maiquel Kniest.

Em sua fala o Secretário da Educação, Cultura e Turismo, Cristiano Liell, resaltou “ neste ano o tema Nacional faz homenagem ao Bicentenário da Independência e não podemos ser indiferentes. Trata-se de uma oportunidade única para fazermos um balanço daquilo que realizamos ao logo desses 200 anos com país e sociedade. Em quais aspectos progredimos? Em quais regredimos? A partir de um diagnóstico crítico da história poderemos corrigir os rumos para o futuro.”

Já o tema Municipal denomina-se “Um Novo Tempo”, incentiva as pessoas a permitirem-se pensar de forma diferente, pois o mundo mudou e precisamos mudar também.

“Ninguém está só. É hora de cuidar uns dos outros e sermos capazes de transformar o modo de ver esse novo mundo”, completa o secretário.

Ao final da cerimônia o secretário reforçou o convite para que todos prestigiem no próximo dia 7 de setembro, o Desfile Cívico, que acontecerá a partir das 8h30min, na Rua Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade.