Saiba mais sobre a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil

A poliomielite foi responsável por epidemias em diversos países, incluindo o Brasil. No século XX era uma das doenças infantis mais temidas e que deixou milhares de crianças e adultos com seqüelas motoras irreparáveis.

É uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo poliovírus, um tipo de vírus que se aloja no intestino, a transmissão ocorre por contato direto entre pessoas por via fecal – oral, por objetos, alimentos e água contaminados por fezes de doentes ou portadores do vírus.

Graças à vacinação rotineira de crianças e as campanhas de vacinação realizadas todos os anos pelo Ministério da Saúde a poliomielite foi erradicada no Brasil, mas o vírus persiste em alguns países da Ásia e recentemente foi identificado nos Estados Unidos, mesmo entre nós pode voltar a ser uma ameaça se não mantivermos nossas crianças imunizadas, por isso é tão importante não negligenciarmos a vacinação.

Até o dia 30 de setembro foi prorrogada a campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação, o Brasil está apresentando uma cobertura vacinal muito abaixo da estabelecida, que deve ser 95%, a cobertura encontra-se em 49,95%, já o Rio Grande do Sul apresenta cobertura de 55,14% e o município de São Sebastião do Caí 68,76% vacinou 874 crianças na faixa etária de um ano até quatro anos, faltando serem imunizadas aproximadamente 330 crianças (Meta 1207 crianças). (Fonte: https://infoms.saude.gov.br/extensions/Poliomielite_2022/Poliomielite_2022.html, acesso em 22/09/2022.

Nas ultimas duas semanas as equipe de imunizações das unidades de saúde do município realizaram vacinação contra pólio em todas as Escolas de Educação Infantil do município, já nessa semana as equipes estão realizando busca ativa das crianças beneficiárias do programa Auxilio Brasil (Antigo bolsa família), porem todos os esforços não estão se mostrando eficazes para atingirmos a meta.

A maior conseqüência da poliomielite é a paralisia motora, mas pode deixar seqüelas ainda mais graves e levar a morte.

Vacine seu filho e não deixe essa terrível doença voltar!