EDUCAÇÃO INFANTIL CAIENSE IMPLANTA ROBÓTICA EDUCACIONAL

Na manhã desta segunda, iniciou a formação de professores da Educação Infantil da rede municipal de São Sebastião do Caí, na área de Robótica com o uso do pacote chamado “Explorador Kids”.  As educadoras receberam os kits educacionais para iniciarem o treinamento já utilizando as ferramentas.

A formação é composta por três módulos que será aplicado ainda nesse ano, para que se possa iniciar a aplicação com as crianças das escolas de educação infantil.  O projeto visa desenvolver o pensamento computacional, oferecendo direitos de aprendizagem, campos de experiência, o letramento e os conhecimentos matemáticos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, atendendo, ainda, à educação especial em todas as suas etapas.

Essa solução foi desenvolvida com o objetivo de oferecer aos professores e estudantes um recurso didático com alto potencial criativo e de fácil adaptação aos currículos escolares. Com programação plugada ou desplugada, oferece um recurso interativo, completo, adaptativo e apaixonante para ensinar e aprender com as crianças.

Esse projeto atende à 5ª competência que compõe as 10 propostas pelo BNC (Base Nacional Comum Curricular).

O BNCC define diretrizes para que todas as instituições de ensino básico, até o último ano do fundamental, reestruturem seus currículos.

De acordo o texto introdutório da Base Nacional, os conteúdos essenciais definidos devem ser trabalhados de modo que os estudantes apresentem um conjunto de 10 competências gerais, que dizem respeito aos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

A quinta competência refere-se à Cultura Digital visa Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Objetivos do projeto:

  • Pensamento computacional;
  • Iniciação à programação;
  • Proporcionar experiências lúdicas;
  • Apoiar e potencializar o uso das tecnologias na aprendizagem;
  • Oferecer atividades envolvendo lógica e resolução de problemas;
  • Incentivar o protagonismo e a criatividade.

Para esse projeto foram adquiridos 40 kits pedagógicos “Explorador Kids” , para serem utilizados na Educação Infantil, nas turmas de Maternal e Pré- Escola.

O investimento total , contando os kits e a formação dos educadores nesse projeto,  foi de R$ 104.100,00

Segundo o Secretário Cristiano Liell “esse investimento é muito importante para melhorar o acesso dos nossos pequenos a essa importante ferramenta de educação. Eles irão adorar a experiência. Esse recurso ajuda a transformar a educação e o aprendizado em uma experiência lúdica e divertida para as crianças, dando a elas o protagonismo para desenvolver os seus conhecimentos”.