Cerimônia  de Juramento à Bandeira reuniu jovens liberados do Serviço Militar em São Sebastião do Caí

Na manhã desta sexta-feira (21/10) ocorreu a cerimônia de Juramento à Bandeira, para os jovens nascidos em 2004, que foram dispensados da prestação do Serviço Militar.

A cerimônia aconteceu no centro municipal de Cultura e contou com a participação de cerca de 80 jovens e foi apresentada pela Secretária da Junta de Serviço Militar, Senhora Liana Maria Führ.

O juramento foi conduzido pelo Tenente João Aerton Brauner, delegado do PRM 001/003 e contou com a participação do Tenente Samuel Elias Romero Vaz, do 27º Batalhão de Polícia Militar, como Porta-Bandeira.

O Vice-Prefeito Mozar Hoff, representando o prefeito Júlio Campani, fez uso da palavra para uma mensagem aos jovens, em nome do Prefeito, que é o Presidente da Junta Militar Caiense.

Participaram também da cerimônia os Secretários municipais, Neiva Santos, da Saúde, Mônica Alles, da Assistência Social e Maiquel Kniest, da Agricultura, a Coordenadora de Cultura Luana da Rosa Corrêa, além dos vereadores Azir Hartmann, Diego Flores e Anastácio da Silva. Também participaram e proferiram uma benção o Padre Eduardo Schuster e o Pastor Erwin Barg.

A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante a Bandeira Nacional pelos cidadãos da Classe de 2004 e realizar a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos dispensados da prestação do serviço militar inicial no ano de 2022, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.

O Juramento à Bandeira, cerimônia na qual a Bandeira Nacional Brasileira é conduzida por um integrante do Exército ou Brigada Militar, ao som do Hino à Bandeira, e em seguida é realizado o juramento pelos jovens, seguido do Hino Nacional, uma forma dos compromitentes jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida.

A junta militar e São Sebastião do Caí funciona  junto à Casa da Cidadania, na Rua Pinheiro Machado, 562, Centro, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, de segunda à quinta-feira, e das 7 horas às 13h nas sextas-feiras.