Oficinas de capoeira formam 250 alunos no município

As oficinas de capoeira promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Travessia), projeto esse denominado “O Esporte Formando Cidadãos”, promoveu na tarde deste domingo, dia 6 de novembro, a formatura de suas turmas de 2022.
Um total de 250 crianças, adolescentes e adultos, dos bairros Quilombo, Navegantes, Loteamento Popular e São Martim, além da APAE e da Escola Renascer, coordenados pelos Professores Bonito e Ejó, receberam seus novos cordéis dentro do projeto.
A formatura ocorreu no Ginásio A do Parque Centenário e contou com a presença do prefeito Júlio Campani, da primeira dama Diana Campani, do Vice Prefeito Mozar Hoff e sua esposa Sra. Denise. Também participaram a Secretária Municipal da Assistência Social Mônica Alles, a Assistente Social responsável pelo projeto Karen Leão, a Coordenadora do Centro Integrado Navegantes Michele da Silva e os vereadores João Marcos Guará e Elson Lopes, além dos instrutores e professores de capoeira locais e de municípios como Bom Princípio, Porto Alegre, Guaíba, Campo Bom , Alvorada e de outros estados, assim como e pais e familiares dos alunos das oficinas.
O Mestre Ray, um dos principais mestres da capoeira no Rio Grande do Sul e o Mestre Nino Alves estiveram presentes na solenidade, que teve músicas e ritmos tradicionais do esporte e demonstrações do jogo de capoeira entre os alunos e seus instrutores.
A oficina de capoeira do CRAS ocorre desde o ano de 2010 e nestes 12 anos de atividades muitas crianças e adolescentes foram atendidos, sendo que alguns inclusive tornaram-se professores e instrutores de capoeira em outros municípios.
Segundo a Secretaria da Assistência Social, atualmente o município investe mais de 5 mil reais mensais no projeto, que é de suma importância, porque através dessas atividades esportivas conseguimos oferecer um espaço de crescimento e proteção para as crianças e adolescentes contribuindo, assim, para um bom desenvolvimento biopsicosocial.