Faltômetro (15/10 a 15/11/22)

Hoje publicamos o FALTÔMETRO- com as informações sobre o número de faltas às consultas e exames marcados, em toda a rede municipal de saúde, de São Sebastião do Caí, no período de 16 de outubro a 15 de novembro.Mesmo com todas as ações realizadas, infelizmente tivemos 260 faltas, um aumento de 18 faltas em relação ao período anterior.

Ressaltamos que a falta às consultas e exames é um dos fatores que contribuem para o crescimento das filas de espera do atendimento, uma vez que há retroalimentação da fila pelos usuários faltosos, com consequente diminuição do aproveitamento da oferta assistencial. Sendo o usuário, em regra, o mais prejudicado e implicando na descontinuidade do cuidado, no adiamento da resolução da demanda de saúde, no aumento do tempo de espera para consulta, bem como no uso de serviços de urgência e emergência. No município de São Sebastião do Cai a administração tem buscado formas de melhorar a acessibilidade dos usuários e diminuir as faltas, com a disponibilização de uma linha especial de Whatsapp, (51) 98057-9038, para desmarcar previamente as consultas e exames, nos casos em que o paciente não consiga comparecer.

Lembre-se : Quando alguém falta a uma consulta sem aviso prévio, além de prejudicar a própria saúde, está prejudicando outras pessoas que poderiam ser atendidas no seu lugar.

COLOQUE SEMPRE BEM À VISTA A SUA FOLHINHA DE MARCAÇÃO DE CONSULTA OU EXAME, PARA NÃO ESQUERER A SUA DATA E HORÁRIO.

E Se não puder comparecer avise com pelo menos 24 horas de antecedência.