PIM São Sebastião do Caí realizou um grande brechó na Vila São Martim

NA última quinta e sexta-feira (17 e 18/11) o PIM, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de São Sebastião do Caí, realizou um grande brechó gratuito para as famílias assistidas no bairro São Martim, na sede da Associação de moradores do Bairro. A prioridade das doações de roupas foi dada para as famílias daquela localidade que são assistidas pelo programa Primeira Infância Melhor, que puderam escolher à vontade as roupas e calçados disponíveis. Eram mais de 1 mil pares de calçados e cerca de 5 mil peças de roupas, separadas por tamanho e tipo.
Após as famílias do PIM serem atendidas as doações também foram abertas para as demais famílias do bairro. Essa ação na São Martim busca atender de forma mais próxima a comunidade local, que nem sempre consegue se locomover para participar das atividades nos demais bairros e centro da cidade, em função da distância .
Participaram também dessa ação, a Secretária da Assistência Social, Mônica Alles, a primeira dama Diana Campani e a Sra. Denise Hoff, esposa do Vice Prefeito Mozar Hoff.
Só no bairro São Martim o PIM atende atualmente 80 famílias.
O PIM (Primeira Infância Melhor) é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.
O objetivo do PIM é apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
A atuação do PIM se dá por meio de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas de viés lúdico, que são realizadas a partir de planos singulares de atendimento, e da articulação de ações em rede.
As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.
A participação das famílias é voluntária e ocorre mediante convite e ciência dos objetivos e das ações que serão desenvolvidas.
Segundo a Coordenadora do PIM, Sandra Henz Vargas “a satisfação que nós do PIM temos em ajudar é algo que não tem preço que pague. Agradeço a voluntária Lavínia Vogel que articulou junto à ONG Vira-lata do Caí as doações, aos visitadores, em especial à Márcia e a Lívia, que coordenaram as doações às famílias do PIM e também à comunidade da Vila São Martim.
Tenho certeza que se mais pessoas se sensibilizassem para ajudar ao próximo com ações voluntárias, a gente teria um mundo muito mais tranquilo, alegre e empático.”