Lions EduC e UCS Orquestra apresentam o projeto Bossa Nova no RS em São Sebatião do Caí

Apresentação gratuita será domingo, dia 12, às 18h, no Centro de Cultura

Um dos gêneros musicais brasileiros mais populares, a Bossa Nova é foco do novo projeto do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com a UCS Orquestra, o Bossa Nova no RS. Durante o mês de março, a formação realizará dez concertos gratuitos nas cidades onde a Universidade de Caxias do Sul possui campus como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí e Vacaria. Em São Sebastião do Caí o concerto será domingo, às 18h, no Centro de Cultura (calendário completo no final do release).

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, os concertos terão como tema principal o movimento da Bossa Nova, tendo uma seleção de músicas com enfoque histórico e uma amostragem dos diversos períodos e estilos que estão contidos dentro do gênero. Arranjos escritos especialmente para a formação da UCS Orquestra pelo músico Pedrinho Figueiredo, que também é solista nas apresentações, serão intercalados com textos que ilustrarão os diversos pontos de conexão da Bossa Nova com o Rio Grande do Sul.

O repertório selecionado para os concertos contempla quinze composições que fazem parte da história da Música Popular Brasileira, em especial do movimento da Bossa Nova. O programa inclui clássicos assinados por Tom Jobim como “Samba do Avião”, “Águas de Março”, “Triste” e “Wave”, esta em parceria com Vinícius de Moraes. Dessa mesma dupla de compositores o repertório inclui ainda “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema” e “Outra Vez” (repertório completo abaixo).

“O projeto Bossa Nova no RS foi um projeto idealizado pelo músico Pedrinho Figueiredo. Pedrinho é um virtuose e especialista na música popular brasileira. Desde que o ouvi pela primeira vez tocando com grandes artistas como Renato Borghetti e Daniel Sá tive o desejo de fazer música com ele. Há alguns anos atrás Pedrinho propôs que fizéssemos um espetáculo apresentando grandes sucessos da Bossa Nova numa releitura instrumental e fiquei muito empolgado com a possibilidade desta realização. Para esse espetáculo selecionamos 15 músicas as quais foram cuidadosamente arranjadas para sax ou flauta solo e um grupo de 14 músicos formado por cordas, sopros, violão e bateria. Com destaque nas obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes É com grande alegria que convido a todos para assistirem esse espetáculo”, diz o maestro Manfredo Schmiedt.

Além de oferecer música de qualidade, fomentando a construção de repertório e o gosto do público, seja de estudantes ou das comunidades onde a universidade está inserida, o projeto também se propõe a aproximar as plateias à sonoridade da música de concerto, reafirmando a vocação da UCS Orquestra com seus diferentes formatos de apresentação, desde óperas tradicionais a concertos populares baseados no repertório do samba e do rock, dentre outros.

As apresentações estarão cercadas de cuidados com a infraestrutura e a acessibilidade. Nos locais de apresentação serão disponibilizados recursos e espaços especiais para cadeirantes, com atenção especial também para deficientes físicos, auditivos e visuais. Intérpretes de libras participarão dos concertos, atendendo a este público específico. Contrapartidas sociais como palestras sobre a cultura no Brasil, o histórico da Orquestra, sua formação e repertórios também integram as ações do Bossa Nova no RS. 

O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Baw Brasil – Indústria e Comercio Ltda., Braslux Indústria de Auto Peças Ltda., Empresas Randon / Instituto Elizabetha Randon, HD Parts, Ilumatic S/A Iluminação e Eletrometalúrgica, IMD Comércio de Móveis Ltda., Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos, Supermercados Andreazza Ltda., Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos Ltda., Multiflon Revestimentos Antiaderentes Ltda., Nutrire Indústria de Alimentos Ltda., PCP Produtos Siderúrgicos Ltda., Prado Distribuidor Logístico Ltda., Suplay Componentes e Suprimento Ltda., Tondo S/A, e Unylaser Indústria Metalúrgica Ltda. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC.

Bossa Nova no RS – Calendário das apresentações:

  • 02 de março – Quinta-feira – Flores da Cunha

Hora: 19h30

Local: Clube Independente – Flores da Cunha

  • 04 de março – Sábado – Bento Gonçalves

Hora: 16h30

Local: Auditório do Bloco B – Campus da UCS Bento Gonçalves

  • 05 de março – Domingo – Caxias do Sul

Hora: 15 horas

Local: Estacionamento do CETEL UCS Caxias do Sul

  • 09 de março – Quinta-feira – Farroupilha

Hora: 20 horas

Local: Auditório Raul Bampi – Campus da UCS Farroupilha

  • 12 de março – Domingo – São Sebastião do Caí

Hora: 18 horas

Local: Centro de Cultura

  • 16 de março – Quinta-feira – Torres

Hora: 19h30

Local: SAPT – Sociedade Amigos da Praia de Torres

  • 19 de março – Domingo – Vacaria

Hora: 18 horas

Local: Auditório da Casa do Povo

  • 23 de março – Quinta-feira – Nova Prata

Hora: 20 horas

Local: Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo

  • 27 de março – Segunda-feira – Guaporé

Hora: 20 horas

Local: Local: Auditório do Campus Universitário de Guaporé – RS 129, Km 119, Distrito de Colombo, Guaporé, RS

  • 30 de março – Quinta-Feira – Canela

Hora: 20 horas

Local: Auditório da UCS Região das Hortênsias

Bossa Nova no RS – Programa:

1 – O Morro Não Tem Vez (Marcus Moraes e Tom Jobim) e A Felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

2 – Outra Vez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

3 – Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

4 – Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

5 – Corcovado (Tom Jobim), Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

6 – Passarim (Tom Jobim)

7- Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn)

8 – Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

9 – Samba do Avião (Tom Jobim)

10 – Águas de Março (Tom Jobim)

11 – Triste (Tom Jobim)

12 – Wave (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

13 – Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck)