Apresentado à comunidade caiense o novo Plano Diretor do Município

Na noite desta quarta-feira (22/03) foi apresentando em audiência pública, no Centro Municipal de Cultura, o novo Plano Diretor do município de São Sebastião do Caí.

Estamos numa era em que as cidades se tornaram ambientes urbanos que visam melhorar sua eficiência operacional, aprimorando a comunicação com os cidadãos e promovendo serviços públicos de qualidade a sua comunidade.

Trabalhamos o conceito baseado em uma nova maneira de pensar e repensar o espaço urbano, atentos as necessidades e ao crescimento da população.

O ordenamento urbano tem justamente o papel de apresentar soluções de planejamento, projeto, execução e operação para as cidades. Tem a perspectiva de criar plataformas para as novas tecnologias que surgem diariamente, para possibilitar que as pessoas estejam conectadas por uma rede maior.

Também foi necessário pensar nos aspectos econômicos, sociais, ambientais, focados no seu equilíbrio. Todos esses fatores estão interligados com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar da população, com acesso aos principais pilares do desenvolvimento: economia, saúde, lazer, educação, cultura, segurança e proteção do meio ambiente.

Esse novo plano Diretor começou a ser elaborado em 2018 e já passou por inúmeras etapas, tendo várias audiências para colher sugestões e colaborações da comunidade, inclusive já foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores em 2019, e após avaliar as várias sugestões da comunidade, a equipe envolvida buscou adaptar e atualizar a proposta, levando em consideração as demandas trazidas pelos interessados, sempre considerando os aspectos legais e técnicas necessárias.

Participaram dessa audiência cerca de 80 pessoas, entre autoridades municipais, servidores públicos, empresários e pessoas da comunidade caiense.

A equipe explanou as alterações principais e esclareceu dúvidas dos presentes.

Agora o Plano Diretor segue para aprovação na Câmara Municipal com previsão de entrar na pauta já nas próximas sessões e após aprovado, passará a vigorar a partir de 120 dias de sua publicação.