PROJETO INCENTIVA CONSUMO CONSCIENTE DE PLANTAS BIOATIVAS

Ao longo dos anos a humanidade buscou cura para as suas doenças através do uso das plantas medicinais. Com o advento da medicina moderna e o crescente uso de medicamentos alopáticos, a tradicional medicina popular acabou perdendo espaço no dia a dia das famílias. Mas ainda existe muito saber no uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. E é esse saber que não se quer deixar morrer.

Ao longo dos últimos anos, o fomento dentro do município de São Sebastião do Caí ao uso correto das plantas é realizado em diversas atividades, seja no meio rural, nas reuniões nas comunidades junto à extensionista social rural da Emater/RS-Ascar, seja nas oficinas e atividades junto à Secretaria Municipal de Assistência Social no CRAS Travessia. Ao longo deste tempo, foram realizadas diversas palestras, oficinas, compras conjuntas e outras atividades visando o incentivo ao uso.

Na ultima quarta feira, dia 22 de março, em mais uma ação, a Emater/RS-Ascar municipal junto com o CRAS Travessia, promoveram uma visita técnica ao CETANP (Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis). Numa ação de integração dos públicos rurais e urbanos do município, preferencialmente em situação de vulnerabilidade. Nesta visita, foi oportunizado conhecer o espaço físico onde é administrado o curso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares oferecido pelo Centro. Os visitantes conheceram o horto medicinal, relógio do corpo humano, estufa de produção de mudas, agroindústria de processamento das plantas. Também ouviram a explicação da Coordenadora Ana, sobre o projeto farmácia viva, este que fornece via Prefeitura de Nova Petrópolis, plantas medicinais para uso nos postos de saúde.

O CETANP, assim como outros Centros de Treinamentos, oferece diversos cursos que podem ser acessados por qualquer público, porém agricultores tem descontos diferenciados.

Para saber mais sobre o assunto, qualquer pessoa pode fazer contato com o escritório municipal de São Sebastião do Caí pelo telefone/whats: 51.995096397.

Para saber mais sobre as oficinas oferecidas pelo CRAS Travessia de São Sebastião do Caí, o contato via telefone é 3635-2569 ou no local, Rua Ari Baierle nº 177, Centro.