CENTRO DE DESENVOLVIMENTO MULTIDISCIPLINAR CAIENSE

Em outubro de 2022 iniciaram aos atendimentos de Fonoaudiologia junto ao prédio onde também funciona o PIM (Primeira Infância Melhor). Até então os atendimentos eram prestados em consultório, junto ao Centro Médico Pieretto, por 8 anos.

A partir de 2020, com a abertura do espaço do CAPS Infanto-Juvenil, a demanda aumentou bastante e foi necessário montar um novo espaço, com estímulos e equipamentos adequados ao atendimento especializado e terapias específicas voltadas ao público com diagnóstico de Autismo. Essa necesssidade tem aumentando, acompanhando as estimativas mundiais, bem como as demais demandas de reabilitação Fonoaudiológica.

Hoje contamos com uma equipe de 4 fonoaudiólogos que atendem via SUS, realizando o teste da orelhinha, orientação quanto à amamentação, estimulação de linguagem, avaliação e terapia de fala, linguagem infantil, adulto e idosos (pós AVC, traumatismos cranianos, pós cirúrgicos); terapia de problemas vocais, reabilitação da deglutição;  reabilitação do equilíbrio, terapia ABA Naturalista, contando com a avaliação e terapia em todas as fases da vida dos nossos munícipes, tanto no espaço preparado especificamente para esse público, quanto atendimentos domiciliares, pelo programa Melhor em Casa.

Esses fonoaudiólogos que residem no município e região, fazem parte da equipe de profissionais da Fga. Ângela Flores Schlickmann, integrando juntamente com o PIM, Secretaria de Saúde, Professores de AEE (Atendimento Educacional Especial), Secretaria da Educação, Escola Municipal Especial Renascer e nossa APAE, discutindo os casos para melhor atender a demanda e as necessidades particulares de cada indivíduo que necessita de uma reabilitação, tanto na fala, quanto na educação e na audição. Nesses 6 meses tivemos aproximadamente 1.800 atendimentos no local, o que corresponde a uma média mensal de 300 atendimentos), além de 30 atendimentos domiciliares pelo Melhor em Casa, por mês.

Segundo a Fonoaudióloga Angela Schlickman, “para melhor atender a demanda e os protocolos de terapia para autistas, dificuldades escolares, dislexias e demais casos, agregamos também o atendimento com Neurologista Pediátrico, Musicoterapia e Neuropsicopedagogas. Para completar o grupo de reabilitação estamos em busca de Terapeuta Ocupacional e Psicólogo com ABA.  *ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.

Segundo o prefeito Júlio Campani “a criação do Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense é uma importante conquista para São Sebastião do Caí, e é o resultado dos esforços da nossa administração que está sempre trabalhando para atender cada vez melhor as demandas da nossa população, inclusive contratando mais profissionais, para ampliar e qualificar ainda mais a nossa capacidade de atendimento”.

nar