Feira da Saúde realizada no último sábado reuniu grande número de pessoas

Na manhã do último sábado, 15 de abril, aconteceu em frente à Secretaria Municipal da Saúde e da Família, a Feira da Saúde edição 2023. Foram oferecidas várias atividades e serviços da Secretaria da Saúde para toda a comunidade, como testes rápidos (de Sífilis, Hepatite, HIV), coleta de pré- câncer, aferição de pressão arterial e teste de glicose, orientações sobre prevenção em saúde, e saúde bucal, fisioterapia, terapias alternativas, vacinação contra a Gripe Influeza e Covid(bivalente). Também foi oferecido por voluntários da comunidade aula de dança e ginástica, corte de cabelo e maquiagem, brincadeiras e pinturinhas de rosto para as crianças pela equipe do PIM, além dos brinquedos infláveis e de uma apresentação do Coral SESC Maturidade Ativa.
Foram realizados 110 atendimentos para verificação de pressão arterial, 15 teste rápidos(de Sífilis, Hepatite, HIV), 21 coletas de Pré-Câncer e 15 cortes de cabelo. Foram aplicadas 190 doses de vacina contra a gripe Influenza e 11 de vacina Bivalente contra Covid.
Participaram também varias entidades como o Hospital Montenegro, a Emater, o Comdim(Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), a equipe de Fisoteparpia e Fonoaudilogia, a equipe de Vigilância Ambiental, o PIM, e a Escola Progresso de Montenegro pertencente à rede Sinodal de Ensino, e que agora tem também uma unidade no Campus da UCS do Caí. A escola trouxe sua equipe do Curso Técnico de Enfermagem, que também atuou realizando aferição de pressão arterial e teste de Glicose.
Na ocasião também, para celebrar o Mês de Conscientização sobre o Autismo, houve a inauguração oficial do Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense, que funciona junto ao prédio do PIM (Primeira Infância Melhor), próximo à Secretaria da Saúde, na Rua Cenira Blauth, esquina com a Rua Ari Baierle.
O Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense oferece atendimento especializado para pessoas com autismo, além de várias outras necessidades. Segundo a Fga.Ângela Sclickmann “para melhor atender a demanda e os protocolos de terapia para autistas, dificuldades escolares, dislexias e demais casos, além de Fonoaudiologia, agregamos também o atendimento com Neurologista Pediátrico, Musicoterapia e Neuropsicopedagogas. Para completar o grupo de reabilitação estamos em busca de Terapeuta Ocupacional e Psicólogo com ABA.
Segundo o prefeito Júlio Campani “a criação do Centro de Desenvolvimento Multidisciplinar Caiense é uma importante conquista para São Sebastião do Caí, e é o resultado dos esforços da nossa administração que está sempre trabalhando para atender cada vez melhor as demandas da nossa população, inclusive contratando mais profissionais, para ampliar e qualificar ainda mais a nossa capacidade de atendimento”.