Assistência Social realiza palestra alusiva ao 18 de maio

Nesta quarta-feira (18/05) pela manhã, aconteceu no Centro Municipal de Cultura uma palestra para adolescentes das escolas da cidade.

Participaram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.

O tema abordado foi o dia 18 de maio, que é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Protegê-los de qualquer forma de violência é uma responsabilidade de todos.

A palestra foi organizada pela Secretaria da Assistência Social em parceria com a da Educação.

Em sua fala  a secretária Mônica Alles “agradeceu a parceria com a secretaria municipal de educação, em especial ao secretário Cristiano Liell, que nos ajudou a organizar o evento.”

A palestrante do dia foi CARINA MARIA VEIT, Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Unisinos, Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Funcionária Pública, Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social no município de Portão.

Ela trouxe para os jovens e convidados presente na palestra algumas reflexões sobre o dia 18 de maio e o que ele representa.

Sobre a origem da data:

A data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Diferença entre abuso sexual e exploração sexual

Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes.

O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente, o que normalmente acontece por parentes ou pessoas próximas à família.

A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual.

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes

No Brasil, há um serviço para registro de denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, o Disque 100.

O serviço, disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, é gratuito.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

O prefeito Júlio Campani participou da abertura do evento e em sua fala ressaltou a importância dos jovens estudarem sempre, pois o melhor caminho para o seu crescimento pessoal e profissional é através do conhecimento. “Através do conhecimento aprendemos a nos defender e seremos pessoas melhores em tudo.”