ABERTA OFICIALMENTE NESTE SÁBADO A SAFRA DA BERGAMOTA DE 2023

A 12ª Abertura Festiva da Safra da Bergamota, fruto símbolo da cidade de São Sebastião do Caí, ocorreu neste sábado (03/06), na propriedade do produtor Neimar Gossler, da localidade de Campestre Santa Terezinha.
Participaram do evento cerca de 500 pessoas entre convidados, autoridades e produtores rurais de São Sebastião do Caí.
Organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura e Associação de Citricultores de São Sebastião do Caí, a festividades tem o objetivo de valorizar a citricultura, que tem crescido no município com investimentos em novos pomares, em políticas públicas e em outras ações, com o apoio permanente do serviço de extensão rural.
Na ocasião a equipe da Secretaria da Agricultura e da Emater/RS-Ascar apresentou um vídeo com dados e informações sobre o Censo da Citricultura – um amplo estudo que envolveu lideranças, extensionistas e agricultores locais, coletando informações obtidas nas visitas e questionários realizados com as famílias produtoras de laranjas, bergamotas e limões do município.
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Kátia Huber, “esse levantamento é uma espécie de raio-x que norteará ações futuras e a construção de programas que irão auxiliar os citricultores nas suas atividades”.
Segundo Maiquel Kniest, Secretário da Agricultura, “o objetivo da realização do nosso Censo foi conhecer melhor a dimensão da citricultura municipal, as variedades cultivadas, as dificuldades enfrentadas e as demandas levantadas pelos produtores. Assim poderemos trabalhar com mais dados para a construção de políticas públicas de incentivo à produção rural, mais adequadas à nossa realidade e atender melhor as necessidades dos nossos produtores.”
Segundo o estudo apresentado, a área destinada à citricultura do município soma 578 hectares, sendo 189 ha de BERGAMOTA (150 ha em produção + 39 hectares de pomares novos (mudas que não estão produzindo frutos, ainda).
Além disso, são 204 ha para produção de LARANJA- sendo 101 ha em produção + 103 ha de pomares novos;
Na produção de LIMÃO (lima ácida tahiti) são 185 ha, sendo 127 ha em produção + 58 ha de pomares novos;
PRODUTIVIDADE POR HECTARE:
Bergamota- 24 ton./ha
Laranja- 26ton/ha
Limão- 25 ton./ha
Segundo apresentou a Extensionista da Emater/Ascar RS, Kátia Huber, “a estimativa de produção de citros para este ano gira em torno de 9,5 mil toneladas.”
Na sequência a Extensionista Angélica Kussler, da Emater/Ascar, agradeceu e ressaltou todo o trabalho e empenho do grupo de mulheres, produtoras rurais, que preparam todos os pratos das iguarias à base de bergamota, especialmente para esse dia. “Elas foram incansáveis, com seu capricho e esmero na preparação de tudo, com muito carinho e merecem a nossa homenagem.”
O Secretário da Agricultura Maiquel Kniest disse: “agradeço o empenho e a participação da Emater, da equipe da Secretaria da Agricultura e da administração municipal, assim como todos que se envolveram na organização, aos parceiros, patrocinadores a apoiadores desse evento que é um marco para a agricultura do nosso município.”
O Deputado Estadual Neri, o Carteiro, que participou do evento, reiterou seu apoio e disponibilidade para colaborar sempre com todas as atividades que venham a promover o crescimento e desenvolvimento da nossa região.
Já o Prefeito Júlio Campani aproveitou a oportunidade para fazer um breve relato dos recentes investimentos e obras realizadas por essa anunciou oficialmente que em 2024 teremos a 22ª edição da festa da Bergamota e das Flores, em maio. Ele também anunciou que a Estrada do Campestre Santa Terezinha terá após a conclusão dos trechos 1 e 2, contemplará o trecho que ficaria de fora inicialmente, contemplando assim com pavimentação asfáltica toda a extensão desde a Agrosul até as proximidades da Igreja do Campestre Santa Terezinha.