São Sebastião do Caí realiza a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

No dia 11 de fevereiro, São Sebastião do Caí realizou a Conferência Municipal de Meio Ambiente, abordando o tema “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica”. O evento reuniu autoridades, especialistas e a comunidade para debater soluções sustentáveis e a mitigação dos impactos ambientais.

O evento foi organizado pela Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Gestão de Projetos e Fomento Econômico com a parceria da empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente.

A programação incluiu palestras de especialistas, que discutiram temas como adaptação a desastres, transformação ecológica e justiça climática.

A tarde foi marcada por grupos de trabalho e dinâmicas, resultando na apresentação de propostas e na eleição de delegados. Foram definidas dez propostas para contribuir com políticas ambientais e fortalecer o compromisso da cidade com a sustentabilidade:

Mitigação

 1. Impedir novas obras em áreas de risco, aliado ao fomento de realocação das famílias interessadas.

2. Plano de ação (evacuação) com todos os procedimentos e ações a serem feitas durante o desastre ambiental.

 Adaptação e Preparação para desastres

1. Melhorar a comunicação entre defesa civil e comunidade com dados mais precisos. 2. Criação de centro de controle de incidentes regionais ligados ao observatório regional das cheias

Transformação ecológica

1. Qualidicar a gestão dos resíduos gerados no município com o fomento do desenvolvimento de novas tecnologias para geração de novos produtos e o aproveitamento energético dos diferentes resíduos, inclusive com a regulamentação necessária, de forma a promover a economia circular.

2. Promover o aumento da fiscalização ambiental a fim de proteger a biodiversidade, além de desenvolver ações de educação ambiental.

Justiça Climática

1. TCA com prefeitos da região, onde não seja permitido movimentação de solo em áreas de várzea e áreas de cheias sem prévio estudo de impacto ambiental. Avaliação a nível regional ou associação de municípios.

2. Aumentar o efetivo de fiscalização e a capacitação dos profissionais.

Governança e Educação Ambiental

1. Criação de um programa de educação ambiental vinculado ao centro de educação ambiental. Neste local haverá laboratórios vivos, oficinas e horta. Além disso, há itinerância em escolas e empresas. Criação de aulas online e fomento das redes sociais.

2. Programa de incentivo a reciclagem, com ecopontos para coleta seletiva, transformação e fabricação de materiais para venda.

Além disso, foram eleitos os delegados que representarão São Sebastião do Caí na conferência estadual do meio ambiente, que acontece dia 11 e 12 de março:

Mitigação, adaptação e preparação contra desastres

DELEGADOS TITULARES:

1. Daiane Stanchack 

2. Júlio C. Moraes

DELEGADOS SUPLENTES

1. Cleide Schmidt

 2. Felipe Lima

3. Claudemir Campos

4. Márcio Mattner

Justiça Climática

DELEGADOS TITULARES:

1. Luciana Schneider

2. Luciana de Melo

DELEGADOS SUPLENTES:

3. Madalí Schutz

Transformação Ecológica

DELEGADOS TITULARES:

1. Camila Lisiane Pereira

2. João Jorge Flores

DELEGADOS SUPLENTES:

3. Margaret Otília Heidrich

4. Elisabete Queiroz

Governança e Educação Ambiental

DELEGADOS TITULARES:

1. Karina S. Gervasoni

2. Diane Weyh

DELEGADOS SUPLENTES:

3. Suzana Seibert

4. Patrícia Ruschel

A conferência reforçou a importância da participação ativa da sociedade na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.