São Sebastião do Caí realiza Semana do Meio Ambiente com foco nas escolas e lançamento da coleta seletiva 

A Semana do Meio Ambiente de São Sebastião do Caí será realizada entre os dias 9 e 14 de junho, com uma programação voltada principalmente à comunidade escolar. Com o slogan “Nossa terra. Nosso cuidado”, as atividades têm como objetivo promover a conscientização ambiental e apresentar à população o novo programa de coleta seletiva do município: o Caí Circular. 

A abertura da programação ocorre na segunda-feira, 9 de junho, com o lançamento oficial do programa Caí Circular – Coleta Seletiva, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A manhã será dedicada à capacitação interna dos servidores municipais e às 10h, em frente à Prefeitura, será realizado o evento aberto ao público, com a apresentação da identidade visual do programa e explicações sobre o funcionamento da nova coleta seletiva, que pretende orientar a população sobre a correta separação e destinação dos resíduos. 

Na terça-feira, 10 de junho, a ação acontece no Parque Centenário, com o plantio de mudas nativas em parceria com as EMEIs Vila Rica e Amor Perfeito. A atividade busca contribuir para a revitalização da arborização do parque e envolver as crianças em práticas de cuidado com o meio ambiente desde cedo. 

Nos dias 11 e 12 de junho, o destaque é uma exposição guiada sobre a biodiversidade, com exposição do reino das formigas e do reino das abelhas, promovida em parceria com a Univates, no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí. A mostra será aberta ao público, mas a participação de turmas escolares deve ser agendada previamente. As visitas ocorrem das 8h30 e às 13h30. 

A programação se encerra no sábado, 14 de junho, com o Drive Thru Sustentável, uma ação de recolhimento de resíduos realizada em parceria com Ecocahy, Biogeração, Reverse Gestão de Resíduos e Emater. O ponto de coleta será na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, em frente à Caixa Econômica Federal, das 8h30 às 12h. Serão aceitos: 

Eletroeletrônicos (exceto pilhas, baterias e lâmpadas); 

Óleo de cozinha usado; 

Garrafas PET (de sucos, água, óleo, amaciante); 

Plásticos flexíveis (sacolas, embalagens, plástico bolha); 

Embalagens PEAD (de produtos de higiene e limpeza); 

Latinhas de alumínio; 

Papelão (caixas e sacolas). 

Na ocasião também serão distribuídas mudas de árvores nativas da região, com a limitação de uma por pessoa. 

A Semana do Meio Ambiente reforça o compromisso do município com a educação ambiental e a sustentabilidade, envolvendo diferentes setores da comunidade em uma programação diversificada e educativa.