Conferência reúne autoridades, especialistas e comunidade para debater políticas públicas voltadas à valorização e proteção da pessoa idosa.
Nesta quarta-feira, dia 04 de junho, aconteceu no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí a 1ª conferência municipal dos direitos da pessoa idosa, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Sebastião do Caí em parceria com a Secretaria municipal da Saúde, Família e Assistência Social. O evento teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: Urgência por equidade, direitos e participação” e teve como objetivo discutir desafios e soluções em torno de políticas públicas, cuidado integral, enfrentamento da violência, participação ativa e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Mozar Hoff, A Secretaria da Saúde, Família e Assistência Social, Neiva Santos, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Sebastião do Caí, Karen Leão e o representante dos idosos, Américo Flores de Vargas, o vereador, Alecxandro Mayer, entre servidoras da assistência social do munícipio.
Na oportunidade foram abordados 5 eixos temáticos, contendo subtemas que são os desafios que nortearam as discussões:
eixo 1 – financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais.
eixo 2 – fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.
eixo 3 – proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
eixo 4 – participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
eixo 5 – consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. (5 propostas para cada esfera de governo).
Os eixos foram abordados e apresentados pela assistente social e consultora em políticas públicas pela entrenós Dr. Larissa Ramalho Pereira com uma palestra para os idosos presentes. Após a palestra, foram criados grupos de trabalho com os participantes para a consolidação de ideias sobre cada um dos eixos e a partir de tais foram escolhidos 2 delegados titulares que irão representar o munícipio na fase estadual da conferência. Sendo eles:

Representantes Governamental:
Titular: Karen Lígia Leão
Suplente: Márcia Geneci Pereira
Representante Sociedade Civil:
Titular: Américo Flores de Vargas
Suplente: Eliany Del Rosario Romero Navarro
